Para sua casa ser acolhedora, você precisa encarar a organização do lar como a administração de um negócio.

Oi, oi,  oi meus desordeiros! Hoje vamos falar sobre a organização da rotina do lar. É que cuidar de uma casa não é tarefa simples e quem tem essa responsabilidade sabe bem disso. Além da limpeza do lar tem a gestão das compras, da rotina dos filhos, da alimentação e das finanças. Mas hoje vamos falar da limpeza e organização.

Se cuidar da casa exige tempo e dedicação, quem não tem esse tempo todo, precisa se esforçar ainda mais. O cuidado com a limpeza e organização da casa precisa ser encarados como a administração de um negócio, que requer planejamento, com prazos e metas a serem alcançadas.

Não reservar um tempo para fazer esse planejamento poderá resultar no fracasso em tentar mantar a casa limpa e organizada, além de gerar frustração. Quando você planeja é possível identificar o que de fato está a seu alcance, o que é possível fazer, delegar ou adiar.

O planejamento não é válido apenas para os donos da casa fazerem a limpeza, mas também para que você possa orientar adequadamente a sua secretária do lar ou diarista. Portanto, reserve um tempo para o planejamento.

Faça um checklist das tarefas que precisam ser realizadas, desde as tarefas diárias, até às semanais e anuais. Para facilitar, você pode dividir esse checklist da seguinte forma:

1- divida as áreas da casa para identificar o que precisa ser feito em cada um dos cômodos: quarto 1, quarto 2, banheiro suíte, banheiro social, cozinha, sala de estar, sala de jantar, terraço, quintal, lavanderia, etc.

2- em cada cômodo identifique o que precisa ser feito, por exemplo, no quarto 1 precisa ser tirado pó dos móveis, da janela, em cima do guarda-roupa, aspirar o chão, passar pano, limpar a parte interna dos armários e guarda-roupa, limpar cortinas, etc.

3- em cada cômodo identificar as tarefas diárias, semanais e anuais. Identifique também quanto tempo leva para fazer cada tarefa.

4- feito isso, você pode criar uma tabela com o checklist diário e semanal, colocando em um local visível e acessível. Não esqueça de agendar as tarefas anuais e quando elas devem ser feitas.

Eu fiz um cronograma no qual eu tenho uma visão mensal das tarefas que preciso fazer em casa. É uma organização simples, mas que atende a minha realidade e limitações. Aqui em casa temos uma diarista que vem a cada quinze dias, então, essa organização é extremamente importante para a manutenção da limpeza.

Vou colocar a disposição e você vai adequando de acordo com a sua realidade. Mas ATENÇÃO!!!! Para que essa rotina do lar tenha sucesso é indispensável seguir os 6 passos para a organização que já fale aqui no blog, que é basicamente: identificar, desapegar, planejar, organizar, observar e fazer a manutenção. Abaixo está meu planejamento:

https://docs.google.com/document/d/1peaCruVVGVO_JtKHqBuWbWFFsmlduZb9iwW7LyXrLEQ/edit?usp=drivesdk

E aqui tem um vídeo que fiz, explicando como funciona essa minha planilha de organização da rotina do lar. Espero que gostem e Vai, Organiza!!!

 

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário