Organização é hábito e quanto mais cedo começar mais natural será o processo

Oi meus desordeiros, vamos colocar a casa em ordem?

Já que estamos no mês das crianças, porque não falar do processo de organização para a criançada? Se tem uma coisa que eu pude perceber ao longo da minha jornada com a organização é que o sistema exige hábito. Portanto, quanto mais cedo a gente começar, mais natural serão aplicadas as técnicas de organização. Por isso, envolvam suas crianças no processo, para adultos mais organizados.

E a participação delas pode acontecer de diversas formas: guardando os brinquedos após terminarem a brincadeira; retirando o prato da mesa, quando acabarem de comer; organizando os livros após a leitura; mantendo a mesinha de estudos organizada ou mesmo ajudando os pais na organização do lar. Essas são dicas que ajudam no processo, mas os próprios pais precisam aprender as técnicas de como organizar e de como manter tudo em ordem. Para simplesmente não jogar a bagunça debaixo do tapete, achando que isso é organização.

Então, vamos a algumas dicas:

1 – crie um mural com o planejamento das obrigações da criança. Caso ela já saiba ler, coloque por escrito, se não utilize desenhos para ilustrar. Por exemplo: comer, tomar banho, fazer a tarefa da escola, rezar e assim por diante. Quando a criança cumprir a tarefa, ela deve marcar como feita. Ao final da semana será possível ver o desempenho dela. Abaixo vou deixar um modelo que você pode copiar e imprimir.

2 – criança não precisa de muitos brinquedos e sim de quem brinque com ela. Portanto, faça um desapego e mantenha apenas aqueles brinquedos que a criança de fato brinque e queira manter. É muito importante valorizar a socialização da criança com os pais, a família e amigos, assim você vai perceber que o que vale mais são os momentos de interação e não a quantidade de brinquedos.

3 – crie o cantinho da brincadeira para que a bagunça se concentre em um único espaço da casa. Neste local, a bagunça será permitida até a brincadeira terminar. Ao final, a criança precisa ajudar a guardar tudo para o seu devido lugar. Faça desse momento, algo divertido e não penoso. Coloque uma musiquinha ou uma competição para ver quem organiza mais rápido ou melhor;

4 – utilize caixas organizadoras para armazenar os brinquedos e faça isso utilizando a técnica de categorização, que já falamos no post anterior, dessa forma os carrinhos ficarão todos juntos em uma caixa, as bonecas em outras e assim por diante;

5 – mantenha os brinquedos ao alcance da criança para que ela tenha autonomia para pegar o brinquedo e da mesma forma, guardá-lo;

6 – a cada seis meses ou a cada ano, faça o desapego de brinquedos e roupas que não servem mais para a criança. Se ainda pretende ter outros filhos ou a criança tenha irmãos que possam utilizar aquele produto, selecione algumas coisas e mantenha tudo organizado, categorizado e identificado para não esquecer do que se trata. Nada de quarto da bagunça!!! Em breve vou falar sobre ele aí, aí, aí

Espero que tenham gostado das dicas e coloquem os pequenos para participarem da organização. Contribua com a vida do seu filho, afilhado ou sobrinho para que eles se tornem adultos organizados. Até mais meus desordeiros, ou já seriam organizados?!

download

Salve aqui, gratuitamente o planner infantil: https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/wp-content/uploads/sites/23/2019/10/20191008_211226_0000.png

Imagem de Nathan Legakis por Pixabay

Arquivo editado por mim no Canvas

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

9 Comentários

  1. Francisco Gilvan Menezes Machado Responder

    Dicas importantes, principalmente para os pais, pois estes estarão praticando e socializando hábitos básicos com seus filhos, e que no futuro teremos cidadãos mais centrados.

    • Vanessa Braz Responder

      Isso mesmo! Temos que ensinar para depois não cobrar das nossas crianças o que não ensinamos! Obrigada pela mensagem! ?

  2. Isabella Cristina Responder

    Legal, pais devem se atentar a envolver os filhos na organização sim, parar desse pensamento porque é pequenino “eu mesma apanho”, ou a secretária do lar apanha. Quando determinamos antes da brincadeira começar que demos guardar no mesmo local, estamos criando um hábito de organização e zelo. Aqui os brinquedos menores são guardados em sacos transparentes para facilitar na escolha da brincadeira. Temos baú de plástico e caixas que foram personalizadas.
    @vaiorganiza segue nas dicas que estam sendo ótimas!

    • Vanessa Braz Responder

      Que legal, depois mostra para mim. Faz um vídeo no Instagram e me marca. Vamos compartilhar essa ideia e ajudar outras mamães e papais.

  3. Andréa Alice Menezes Machado Responder

    Muito importante. Mas para isso os pais tem que ser organizados também, pois as crianças imitam os adultos. A organização se torna natural quando temos exemplos na própria vida familiar. Fica a dica.

    Parabéns pelo assunto abordado.

    • Vanessa Braz Responder

      Que bom que gostou. A educação é sempre um desafio e uma responsabilidade muito grande. Espero que as dicas contribua com o processo de organização de todos. Beijos!!!

Escreva um comentário