Eliminando pontos de estresse da sua vida através da organização
Você já parou para observar o quanto a bagunça pode ser tóxica na sua vida? É que a falta de organização cria pontos de estresse que refletem na sua rotina, como por exemplo: se atrasar ao sair de casa, porque a chave não estava no chaveiro ou, até mesmo, perder um compromisso importante por não ter anotado ele na agenda. Essas são algumas das consequências da desorganização. E começar o dia assim pode ser bem frustrante, não é mesmo?
Com os 6 passou que vou sugerir, será possível iniciar o processo de organização que certamente terá reflexos na sua vida . Porém eu preciso alertar: é importante ser persistente, porque qualquer mudança de hábito não é fácil e exige dedicação e força de vontade. Então, para ter uma casa ou vida organizada, primeiramente, você precisa querer. A partir daí, podemos trilhar um caminho para a organização.
Na minha jornada para a organização, aprendi que a nossa casa precisa ser um ambiente acolhedor e não a causa do nosso estresse. Você precisa olhar para ela com amor, afinal, tudo que você tem ali é fruto de muitas horas de trabalho. Então, vamos começar?
Os 6 passos para a organização começam assim:
PASSO 1 – Olhe para cada ambiente da sua casa e identifique o que te incomoda. Anote tudo!
PASSOU 2 – Escolha o que vai organizar e estabeleça um prazo para finalizar o projeto.
Obs.: Marie Kondo, autora do livro “A mágica da Arrumação”, diz que “a organização é um acontecimento especial e deve ser encarado como tal”, para ela não existe aquela história de arrumar aos poucos. Para ela, a organização precisa ser total e encarada como uma maratona. É necessário comprometimento e o próprio desafio em organizar pode acionar emoções que te levam a ser desorganizada e confrontar isso pode ser doloroso. Mas para ela é preciso encarar o problema de frente e organizar tudo de uma vez, mesmo que leve alguns dias ou semanas, para depois ter o esforço de apenas tirar e colocar as coisas no lugar. Bom, para mim a técnica é bem eficiente tanto que Marie Kondo se tornou referencia mundial no assunto organização. Porém, eu acredito que a organização possa ser feita por etapas: escolher um ambiente, como cozinha e quarto ou algum espaço, como o guarda-roupa ou armário de cozinha e a partir daí fazer a organização completa do local escolhido, para depois, respeitando suas limitações evoluir para outros espaços.
PASSO 3 – Escolhido o local é hora do desapego. Nessa etapa você deve selecionar o que fica, o que será doado ou descartado, ou ainda, se algo precisa de concerto. É importante que você dê destino as coisas para não ficar procrastinando a entrega da doação ou de levar as coisas para o concerto.
PASSO 4 – O quarto passo será categorizar. Aqui você vai separar os itens por família, por exemplo, as calças com calças, saias com saias, xícaras com xícaras, massas com massas, produtos de limpeza para lavar a roupa juntos e os da limpeza do chão em outra categoria. Depois disso, estabeleça subcategorias, por exemplo, na categoria das calças, as subcategorias serão: calças jeans, calças de malha, calças de tecido e calças legging.
PASSO 5 – Nesta etapa, você terá que selecionar a melhor forma de organização das suas categorias se será por uso, por cor, formato, peso e a partir daí iniciar a organização deixando sempre acessível os itens mais usuais. É nessa etapa que você poderá contar com os organizadores para ajudar no processo.
PASSO 6 – Na sexta e última etapa você terá o desafio de manter essa organização, já que cada coisa tem sua “casinha”. Ou seja, quando ela sair do lugar, depois deve voltar para o mesmo lugar. Se isso não acontecer é preciso repensar a forma como você planejou a sua organização e buscar outras estratégias. Se a roupa suja sempre fica jogada no chão do banheiro, talvez seja melhor usar um cesto no banheiro e não na lavanderia, por exemplo.
Bom, espero que com essas dicas você possa iniciar o processo de organização, assim como eu tenho feito. Então Vai, Organiza! Me mostra também quando você colocar essas dicas em prática, usando a tag #vaiorganiza e marcando o @vaiorganiza no Instagram.
Foto: Pixabay e Canva
8 Comentários
A organização é a chave do negócio! Feliz por aprender mais com vc
Feliz em ter você aqui!
Gostei desse tema, interessante e bem escrito.
Que bom que gostou!
Estou até com medo do caminhão de mudança que vou ter que contratar pra levar os desapegos. #necessito desapegar de muita coisa
Pense no lado bom do desapego: quantas pessoas você vai poder ajudar com o seu desapego? Ou quanto em renda extra você vai poder gerar, desapegando de coisas que você nem usa mais. Pensando assim, fica bem mais fácil!
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