O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba suspendeu, temporariamente, o calendário de cursos presenciais voltados à formação de conciliadores e mediadores para atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A iniciativa, que segue recomendações do TJPB e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi tomada por causa das medidas de isolamento social, necessárias para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19).
De acordo com o diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, a suspensão é temporária e os integrantes do núcleo estão analisando a possibilidade de realização das capacitações no formato do Ensino a Distância. Uma das formações previstas para acontecer neste primeiro semestre era a Capacitação Inicial em Técnicas Autocompositivas (Cita), que seria realizada em Campina Grande e Queimadas e nas regiões de Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira e João Pessoa.
Segundo o magistrado, a forma de realização dos cursos deverá ser definida ainda este mês. “Em razão das decisões do próprio Tribunal de Justiça e do CNJ, as ações presenciais estão suspensas. Com as capacitações do Nupemec, não poderia ser diferente. Estamos estudando uma nova forma de retomar as formações, seja por EaD ou presencial, desde que esteja autorizado pelo próprio TJPB e tenha passado o risco maior dessa situação que estamos vivendo”, salientou.
O Nupemec tem em sua Diretoria o desembargador Leandro dos Santos (diretor-geral) e os juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Bruno César Azevedo Isidro e Fábio Leandro de Alencar Cunha (diretores adjuntos).
Por Celina Modesto / Gecom-TJPB