Ainda este ano o Fórum Affonso Campos, na Comarca de Campina Grande, terá em funcionamento um Parque Gerador de Energia Solar. Os detalhes para a instalação do projeto, previsto para estar pronto dentro de 90 dias, foram tratados durante reunião, na tarde desta quinta-feira (16), entre o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, e o deputado federal Romero Rodrigues.
O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, informou que os recursos financeiros já estão disponíveis para a instalação do Parque Gerador de Energia Solar em Campina Grande, enfatizando a possibilidade de, em havendo sobras de energia, utilizar na Comarca de João Pessoa, ou em outra.
“Nós teremos ainda este ano a energia solar instalada na Comarca de Campina Grande, um grande avanço em termos de sustentabilidade, e também, de economia para o Tribunal no que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica. Nós agradecemos ao deputado Romero Rodrigues por destinar uma emenda parlamentar para este fim”, reforçou.
O deputado Romero Rodrigues explicou que veio informar ao gestor do Judiciário paraibano sobre a aprovação da emenda impositiva para a destinação dos recursos da obra, no valor de R$ 2,5 milhões. Ele ressaltou ser uma demanda que já vem do ano passado e que os recursos de emendas são do ano anterior para o subsequente.
“Nós destinamos através do Ministério da Ciência e Tecnologia, por se tratar de inovação, para ser executado pelo Parque Tecnológico de Campina Grande. Pelo projeto que está sendo proposto vai usar tanto o teto do Fórum, como também montar uma nova estrutura com placas de energia solar na parte superior dos estacionamentos, que vai atender a toda a demanda da justiça no município”, realçou.
Com a instalação do Parque Gerador de Energia Solar a Comarca de Campina Grande terá uma economia de energia em torno de 75%, além de representar uma ação da gestão do presidente João Benedito voltada à sustentabilidade no Poder Judiciário estadual.
Participaram da reunião, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, os juízes auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka, e os procuradores de Justiça, Álvaro Gadelha, Janete Ismael e Francisco Sagres.
Por Lila Santos