Para o juiz federal e professor da Enfam, Vladmir Vitovsk, o FOFO envolve uma mudança de paradigma na formação de magistrados e servidores, diferente do modelo conteudista. “A formação foi muito positiva e a turma bastante participativa, numa relação de horizontalidade com o protagonismo do aluno, focado na prática, seja de juiz, seja de servidor, implementando para o desenvolvimento sempre de todas essas atividades”, ressaltou o docente.
O juiz Jailson Shizue Suassuna, da Comarca de Bananeiras, participou da formação como aluno. O magistrado, além de parabenizar a Esma e a Enfam pela realização do curso, destacou que o FOFO foi de alto nível, com profissionais altamente capacitados, daí o sucesso do evento. “O curso é extremamente importante para nossa carreira profissional e precisamos de momento como esse para nos capacitar cada vez mais”, disse o magistrado.
Também participante da formação como aluna, a servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso Edvirgens Nascimento destacou a importância de servidores(as) e magistrados(as) se reciclarem e capacitarem, para que possam multiplicar conhecimento. “Estou aprendendo muito e são conhecimento que vou levar para a minha Escola Judiciária do Mato Grosso”, comentou. Já a servidora do TJPB Suzi Belarmino, que é deficiente visual e já ministra curso na Esma, destacou que a formação veio para aprimorar as aulas, a didática e a metologia. “Formação é sempre bem-vinda”, afirmou Suzi.
O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, pontuou que a gestão da Esma, que tem o desembargador Ricardo Vital de Almeida, à frente da direção, tem empreendido um ingente esforço no sentido de ampliar as oportunidades, visando aprimorar a política de formação continuada da escola, favorecendo uma maior inclusão e democratização no acesso aos cursos.
“Fomentar a formação continuada e/ou capacitação profissional dos magistrados e servidores é uma política determinante para melhorar o desempenho pessoal, o ambiente laboral e, consequentemente, a prestação de serviços do Tribunal de Justiça da Paraíba à sociedade”, disse o Flávio Romero.
Os participantes do ‘FOFO’ são integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF); dos Tribunais de Justiça da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, de Pernambuco e de Minas Gerais; do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dos Tribunais Regionais Eleitorais da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal, Roraima e Sergipe.
Por Marcus Vinícius