“Mamanguape respira literatura e cultura, primando por elas, desde o século XIX. Temos aqui personalidades como, o grande escritor, poeta, jornalista, advogado e romancista, Carlos Dias Fernandes. Há, também, grandes políticos, oradores, padres, além do presidente Castro Pinto, que aqui nasceu e hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de João Pessoa, Capital do Estado”, pontuou.
Ele destacou, igualmente, estar, na ocasião, representando a Comissão de Cultura e Memória do TJPB, realçando que a mesma, também, prima em pesquisar, divulgar e publicar a história das comarcas no estado da Paraíba.
O presidente da ALCA enfatizou, ainda, que Carlos Dias Fernandes está para Mamanguape, em sua grandeza, como, Augusto dos Anjos está para Sapé e José Lins do Rêgo está para Pilar, paraibanos que se destacaram no Brasil, na literatura e na cultura.
Para a gestora da Escola Técnica “João da Mata Cavalcanti”, Mirtes de Lourdes Bezerra, tudo que agrega conhecimento é de grande valia para a juventude. Ela informou que, atualmente, a Escola atende a todos os estudantes dos municípios localizados no entorno de Mamanguape.
“É muito importante esta palestra hoje, porque todos os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura de Mamanguape, aquilo que rege. Como estamos cada um no seu município, às vezes temos conhecimento apenas da cultura de nossa cidade, e por meio deste evento, a gente toma conhecimento da importância dos grandes nomes da literatura”, evidenciou a gestora.
O professor de História, Robson Nunes da Silva salientou que a presença do Desembargador Marcos Cavalcanti, além de ser uma honra, representa uma oportunidade de compartilhar as iniciativas, no âmbito cultural, empreendidas pelo Desembargador. “Ele é uma grande referência historiográfica para nós, historiadores de formação, e, também, para todo alunado da região. O empenho que ele faz, junto com outros membros da Academia de Letras do Vale, de resgatar nossa memória, de valorizar nossa história, para nós é um tesouro que não tem nem como se colocar um valor de fato”, exaltou.
Por Lila Santos