O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides acompanhou o encontro solene das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que tradicionalmente acontece em frente ao TJPB. A procissão, que faz parte das solenidades que antecipam a Semana Santa, teve seu principal momento, na tarde desta sexta-feira (8), em frente ao Palácio da Justiça. No local foi montada uma estrutura para receber o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, os padres, seminaristas e demais membros da Igreja Católica que participaram do evento. Desembargadores, magistrados, diretores, gerentes e servidores do judiciário paraibano participaram do ato.
O Presidente do TJPB participou do momento solene fazendo a leitura do Evangelho, quando Jesus Cristo é posto diante de Pilatos e o mesmo o entrega para ser crucificado. Para o Desembargador-Presidente, a tradicional parada da procissão em frente ao Palácio da Justiça é motivo de muita satisfação, ressaltando a homilia de Dom Delson como palavras que trazem esperança, reflexão, paz e luz para os cristãos católicos.
“Mantendo a tradição aqui estamos. Tivemos a oportunidade de ouvir as belíssimas palavras de Dom Delson sobre a paz, a necessidade de um mundo de mais solidariedade, onde as pessoas possam se ajudar, condenando, sobretudo, a violência do mundo atual e a violência latente no Brasil, notadamente, a questão das drogas e a violência contra a mulher. Tudo isso que, nós como cristãos que somos, devemos condenar”, comentou o Presidente do TJPB.
Destacou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, citando o Papa Francisco, com a necessidade de parar a guerra, as vidas ceifadas pela pandemia, os feminicídios, conclamando a paz para a Paraíba, o Brasil e o mundo. Segundo pontuou, a violência no país mata mais que as guerras em outros locais. “A dor da mãe é a dor do filho. A dor do filho é a dor da mãe. A dor da mãe e filho é a dor de todos que sofrem injustamente e Jesus Cristo nos convida a carregarmos a nossa cruz e sermos verdadeiros discípulos dele”, ressaltou, agradecendo ao Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides pela acolhida, a qual disse ser importante e salutar.
A vice-Presidente e Corregedora-Geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargadora Fátima Morais Bezerra Cavancanti Maranhão salientou que, em boa hora, as máscaras foram retiradas, de forma que voltaram a ter mais liberdade para expressar a fé, lembrando que há anos o Tribunal de Justiça é palco histórico do tradicional encontro da Mãe Santíssima com o seu filho Jesus.
“Esse encontro das dores, da mãe com a dor do filho, significa uma esperança, a nossa fé na ressurreição e naquele que deu a sua vida para nos salvar. Anualmente nós estamos aqui, no Tribunal, participando deste momento muitíssimo importante e de muitas graças. Esperamos que todos possam viver esse momento no coração, esse encontro de Maria com Jesus, para renovar nossa fé, esperança e caridade”, disse.
Procissão – A procissão é formada por dois grupos de fiéis; um carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores e, o outro, com a de Jesus com a cruz nos ombros.Os grupos percorrem caminhos diferentes, porém paralelos, até a chegada de ambos na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Justiça, onde ocorre o encontro das imagens de Jesus e de Nossa Senhora da Dores.
Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial da Igreja Católica a Ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento.
Por Lila Santos