A posse do desembargador Fred Coutinho como presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba foi marcada pelas presenças de autoridades locais e nacionais, dentre elas o governador João Azevêdo, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, e o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça. Em suas falas, as autoridades destacaram a esperança de avanços da nova mesa diretora, sob o comando do desembargador Fred Coutinho.
O governador João Azevêdo reforçou a importância da relação institucional entre os poderes. “A relação institucional entre Poder Executivo e Poder Judiciário tem sido da melhor maneira possível nesses últimos anos. Eu desejo, através da presidência do desembargador Fred Coutinho, que a gente mantenha o mesmo nível de relação institucional que mantivemos durante todos esses anos, com todos os presidentes anteriores. Eu tenho certeza absoluta que ganha a sociedade quando você pode ter os poderes independentes, como diz a Constituição, mas trabalhando de forma unida, em busca do melhor para a sociedade”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, revelou que cancelou compromissos importantes em Brasília para participar da posse do desembargador Fred Coutinho. “Eu venho participar da posse de um queridíssimo amigo, de um homem público de alta qualificação. Eu tive o prazer de conhecer toda a sua família através do seu pai, o desembargador Júlio Aurélio. As minhas ligações com o desembargador Fred têm essa história de uma amizade muito grande, de um sentimento fraterno, de comunhão familiar”, afirmou.
Representando o Superior Tribunal de Justiça, o ministro Francisco Falcão disse confiar que o desembargador Fred “fará um notável trabalho à frente da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba”.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, disse que o Poder Legislativo está pronto para colaborar com a gestão do desembargador Fred Coutinho, sempre respeitando a independência entre os Poderes. “Tudo que aconteceu com o desembargador João Benedito vai acontecer, com toda certeza, com o desembargador Fred. Vamos ter diálogo, transparência e propostas idênticas para os poderes”, ressaltou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, disse que a gestão do desembargador Fred Coutinho será extremamente exitosa. “Não só pela sua vasta experiência, mas sobretudo por uma característica muito presente: a capacidade de liderança e de diálogo do desembargador Fred. Tenho plena convicção que o Poder Judiciário paraibano continuará em boas mãos. Não tenho dúvidas de que será uma grande gestão”, frisou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, disse que o Tribunal de Justiça da Paraíba vive um momento especial, com a chegada de novos desembargadores na Corte. Segundo ele, por melhor que tenha sido a gestão anterior, é possível fazer mais. “Eu confio muito nessa vontade do Tribunal de poder fazer cada vez mais justiça ao povo paraibano”.
O Procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, lembrou que o novo presidente do TJPB é egresso do Ministério Público estadual. Ele disse que as expectativas são as melhores possíveis. “Que ele possa dinamizar ainda mais o Judiciário, aproximá-lo ainda mais do nosso povo e contar sempre com a parceria, com o trabalho conjunto das demais instituições, incluindo o Ministério Público”, pontuou.
Por Lenilson Guedes