Em uma ação simbólica de grande relevância social, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (27) um banco, em frente ao Fórum Afonso Campos, na Comarca de Campina Grande, em alusão ao ‘Agosto Lilás’, mês de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A iniciativa foi conduzida pela diretora do Fórum, juíza Ana Christina Penazzi, com o apoio da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
O banco, pintado de vermelho, foi colocado em um local de destaque para chamar a atenção de todos que transitam pela região. A cor vermelha, comumente associada à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, é um símbolo poderoso na luta pela proteção das mulheres contra abusos e agressões.
No assento, está a seguinte citação: “Onde acaba o amor, tem início o poder, a violência e o terror. Você não está sozinha – Busque ajuda! Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher. Não se cale diante da violência.”
A diretora do Fórum Afonso Campos, juíza Ana Christina Penazzi, ressaltou a importância de ações concretas e visíveis no combate à violência de gênero. “Este banco é um símbolo e representa o compromisso de todo o Poder Judiciário paraibano em continuar trabalhando incansavelmente para erradicar a violência contra a mulher em nossa sociedade”, destacou.
Ela ainda enfatizou que o Judiciário espera que o banco sirva como um ponto de reflexão e conscientização para todos que passam pelo Fórum. “Espero que também estimule as vítimas a realizarem suas denúncias contra os agressores. As vítimas precisam entender que não estão sozinhas e que têm o apoio das instituições públicas”, reforçou a juíza Ana Christina Penazzi.
Para Carla Felinto, presidente da ABMCJ, a iniciativa é crucial, pois reafirma o comprometimento da sociedade com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar. “Essa ação cumpre o que determina a Lei Federal nº 13.836/2019 e mostra os caminhos que nossa comunidade deve seguir para promover uma sociedade pacífica, onde a mulher seja tratada de forma igualitária em todos os seus direitos”, destacou.
A Lei Federal nº 13.836/2019 visa sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, e a iniciativa integra uma série de ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) no enfrentamento à violência de gênero, reafirmando a responsabilidade institucional na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A instalação do banco é um gesto simples, mas significativo, que visa manter viva a memória das vítimas e conscientizar sobre a urgência de combater a violência contra as mulheres. Em frente ao Fórum, ele serve como um lembrete de que o Judiciário é um espaço de acolhimento e proteção para todas as mulheres.
Também estiveram presentes na inauguração o juiz titular da Vara de Entorpecentes de Campina Grande, Edivan Rodrigues Alexandre; Ana Elizabeth Mello, integrante da Comissão das Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB); e as advogadas Veruska Maciel Cavalcante e Marli Castelo Branco.
Por Jessica Farias (estagiária)