A realização ainda este ano de um Colóquio franco-brasileiro de Direito dos museus e das coleções de arte. Este foi o assunto tratado na manhã desta sexta-feira (16) entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho.
O evento se insere nas comemorações alusivas aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. Para comemorar a efeméride, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron decidiram que 2025 será o ano do Brasil na França e o ano da França no Brasil.
O desembargador João Benedito disse que o Tribunal de Justiça da Paraíba sai na frente nas comemorações, como parceiro do Tribunal de Contas do Estado. A ideia, segundo ele, é que o evento seja realizado no salão nobre do TJPB. “É uma conferência de grande porte e de muita envergadura, porque trata da preservação do patrimônio cultural da história de nosso tribunal”, afirmou.
O procurador Marcílio Franca disse que o evento pretende marcar, na Paraíba, o início das comemorações dos 200 anos de relações Brasil-França. “É um evento acadêmico, para reunir a comunidade jurídica e, sobretudo, um evento para contar com a participação de gestores culturais, de diretores de museus e curadores. É uma área temática com a qual o Tribunal de Justiça tem se preocupado cada vez mais”, frisou.
Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência Fábio Araújo e a diretora de Economia e Finanças, Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega.
Por Lenilson Guedes