Imagem da capa da revista

Nesta segunda-feira (01), foi publicada a IV edição da Revista Cognitio – Direito, Políticas Públicas e Cidadania, da Escola Superior da Magistratura (Esma). A obra traz, nesta nova edição digital, a publicação de cinco artigos inéditos, através de pesquisas realizadas por profissionais, pesquisadores e estudiosos de várias partes do país e do mundo, dentre eles, o juiz do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital e coordenador Acadêmico de Extensão da Esma, Antônio Silveira Neto.

Os demais autores desta edição da revista são: Celso Antonio Pacheco Fiorillo, João Antônio Ferreira Pacheco Fiorillo, Glauco Ferreira de Souza Ribeiro, Rebecca Maradey Hassem, Amina Welten Guerra, Rui Aurélio de Lacerda Badaró e Samuel Spellmann.

De acordo com a editora-chefe, Milena Barbosa de Melo, expectativa é de que os elementos teóricos apresentados na revista possam auxiliar os(as) integrantes do Judiciário, os(as) pesquisadores(as), os(as) estudiosos(as) e toda a sociedade neste processo de ressignificação contínua da Ciência. “No  decorrer  das  informações  apresentadas  nos  artigos,  o  leitor  será capaz  de  identificar  a  responsabilidade  científica  que  a  Esma  assumiu, também, no cenário acadêmico, visto que os textos são frutos de pesquisas realizadas por grandes profissionais do Brasil e do mundo”, disse Milena.

O primeiro artigo, escrito pelo doutor Celso Antonio Pacheco Fiorillo e por João Antônio Ferreira Pacheco Fiorillo, analisa a possibilidade do uso sustentável do petróleo e gás natural que são retirados da Amazônia Azul por parte das empresas transnacionais tendo como ponto principal, o respeito ao princípio da soberania. Ainda  na  mesma  perspectiva  ambiental,  o  segundo  artigo, de autoria do mestre das ciências Glauco Ferreira de Souza Ribeiro e Rebecca Maradey Hassem,  tem  como objetivo  a  realização  de  uma  análise  dos  crimes  ambientais  praticados  no Brasil  a  partir  das  inovações  trazidas  pela  Lei  nº  9.605/98.

Em  seguida, no terceiro  artigo, de autoria do juiz Antônio Silveira, o magistrado traz  a  correlação  entre  as  teorias  do sociólogo polonês Zigmunt Bauman sobre o medo e a incerteza nas cidades e o  conceito  de  cidades  globais  da  socióloga  holandesa  Saskia  Sassen, apresentando a perspectiva de Bauman sobre a globalização, seus efeitos nas grandes cidades, bem como a ideia de cidades globais capitaneada por Saskia Sassen e como essas duas visões sobre as cidades se entrecruzam.

O quarto artigo científico, escrito pela doutora Amina Welten Guerra e por Rui Aurélio de Lacerda Badaró, analisa  os  elementos  relacionados  ao  Direito  Internacional  do  Turismo,  em específico, das questões relacionadas com o turismo sustentável através da convergência regulatória, do fortalecimento da governança e da intensificação da cooperação regional. Já na última temática,  o mestre das ciências, Samuel Spellmann,  apresenta uma análise crítico-comparativa entre os modelos de licença-paternidade, licença- maternidade e licença-parental da Suécia e da Dinamarca.

Por Marcus Vinícius

Escreva um comentário