Apresentação de relatório sobre preparação para aposentadoria
Apresentação de relatório sobre preparação para aposentadoria

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, manteve reunião na manhã desta segunda-feira (6) com os integrantes do Grupo de Trabalho instituído pelo Ato da Presidência do TJPB nº 67/2023, cujo objetivo foi o de realizar estudos e analisar propostas de iniciativas que contribuam para a implementação da Política Estadual de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, a fim de dar cumprimento à Resolução nº 240/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Na ocasião foi entregue ao presidente do TJPB uma cartilha que visa a preparação de magistrados para a aposentadoria. O material foi apresentado pelo coordenador do Grupo de Trabalho, o desembargador aposentado Marcos William de Oliveira. Além dele, compõem o GT o juiz Adhailton Lacet Correia Porto; a gerente de Primeiro Grau, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos; a analista judiciária Carmen Estelita Rodrigues de Arruda e a assistente social Daniela Gonçalves de Menezes.

O presidente do Tribunal de Justiça parabenizou o Grupo pelo trabalho realizado e disse que o material produzido vai ser entregue ao Conselho Nacional de Justiça. “O desembargador Marcos William se saiu muito bem à frente dessa função de preparar uma cartilha de orientação aos magistrados nessa fase de transição da atividade para a inatividade”, afirmou. Ele aproveitou a ocasião para presentear o desembargador Marcos William com a placa de identificação do gabinete do magistrado da época em que ele estava na ativa.

Marcos William recebe placa que identificava seu gabinete
Marcos William recebe placa que identificava seu gabinete

O desembargador aposentado Marcos William disse que a cartilha tem por objetivo orientar os magistrados e magistradas que estão prestes a ingressar na aposentadoria a agilizarem os seus processos. “Não havia nada a respeito. O magistrado às vezes por temor ou até mesmo por desconhecimento adia o seu pedido de aposentadoria, sem saber o que terá para usufruir se porventura pedisse essa aposentadoria”, disse ele, destacando o pioneirismo do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O juiz Adhailton Lacet disse que a cartilha se destina, unicamente, aos magistrados e magistradas, mas a ideia é que, futuramente, seja editada uma cartilha que atenda aos servidores do Poder Judiciário. “A inatividade não atinge só os magistrados, ela vai atingir também o servidor. E é esse o nosso objetivo. Mas nesse primeiro momento a cartilha, entregue ao presidente, contempla apenas os magistrados. O trabalho vai continuar com relação aos servidores”, afirmou.

Participaram também da reunião os juízes auxiliares da Presidência e da Vice-Presidência Fábio Araújo, Lua Yamaoka, Michelini Jatobá e Ely Trindade.

Por Lenilson Guedes

Escreva um comentário