Fórum da Comarca de Cabedelo
Fórum da Comarca de Cabedelo
Dando continuidade ao cronograma de inaugurações de obras da gestão do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, no dia 13 de janeiro de 2023 será entregue o Anexo do Fórum de Cabedelo “Desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho”. A obra foi possível graças a uma permuta entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, mediante iniciativa da diretoria do Fórum, e o Município de Cabedelo.

O local anteriormente era utilizado apenas como depósito de bens apreendidos, mas que, após ampla reforma, passará a abrigar o Juizado Especial Misto e Cartórios Unificados das 3ª e 4ª Varas Mistas.

Conforme relatado pela Diretora do Fórum, juíza Giovanna Lisboa Araújo de Souza, a idéia de melhor aproveitamento da área surgiu quando foi realizada notificação de desapropriação pelo DNIT de parte do prédio que abriga o fórum, em razão das obras de ampliação da BR 230.

“Ao mesmo tempo, enfrentávamos dificuldades com a manutenção e segurança prediais das casas dos juízes. Em meio a tantos problemas, conversamos com o Prefeito Municipal, Vitor Hugo Casteliano, que, de logo, afirmou o interesse na formalização de convênio destinado às aquisições dos imóveis. Em contrapartida, a edilidade municipal arcaria com os custos da reforma”, explicou a magistrada.

Juiza Giovanna Lisboa
Juiza Giovanna Lisboa
A diretora do Fórum de Cabedelo informou que o passo seguinte foi levar ao conhecimento do Presidente do TJPB à época, Desembargador Márcio Murilo, o protocolo de intenções. Uma vez aprovado, foi formalizado Convênio e editado projeto de Lei regulamentando a matéria, com submissão ao Tribunal Pleno, à aprovação na Casa Legislativa Estadual e sanção governamental.

A magistrada salientou, ainda, que as casas de juízes, costumeiramente, eram cedidas a outros órgãos, sem qualquer contrapartida. “No entanto, conseguimos reverter esse quadro e estamos ganhando uma área de aproximadamente 500 m2, dentro dos modernos padrões de construção, contando com isolamento acústico, climatização e acessibilidade”, revelou Giovana Lisboa, realçando que não apenas magistrados e servidores serão beneficiados, mas todos os jurisdicionados.

Em março deste ano a ordem de serviço da reforma e ampliação do Fórum de Cabedelo foi assinada em solenidade ocorrida no Auditório do Tribunal do Júri da comarca, através de um Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Poder Executivo local. Na ocasião, o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Fred Coutinho, representou o Presidente Saulo Benevides.

Por Lila Santos

Escreva um comentário