A Presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, e o governador em exercício do Estado, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, participaram, na tarde desta sexta-feira (22), da solenidade de elevação da Comarca de Patos para a 3ª Entrância do Judiciário estadual. O evento, de forma presencial, foi realizado no Fórum Miguel Sátyro.
A unidade judiciária foi elevada, nesta quinta-feira (21), com base no artigo 1º da Lei Complementar nº 173/2022, sancionada pelo governador em exercício, Desembargador Saulo Benevides. A partir de agora, o TJPB passa a contar com seis comarcas de 3ª Entrância: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, além de Patos.
A elevação da Comarca de Patos à 3ª Entrância viabiliza uma melhor prestação de serviço do judiciário para a região sertaneja, que sofre com a falta de magistrados e terá, a partir de agora, mais agilidade nos processos, além de promover uma maior fixação de juízes na região.
“Quis o destino que esta solenidade de elevação da Comarca de Patos para 3ª Entrância ocorresse, exatamente, quando estou no exercício da Presidência do Tribunal de Justiça”, afirmou a Desembargadora Graça Morais ao iniciar a sua fala, já que a magistrada é filha natural de São Mamede, cidade vizinha ao município de Patos. Ainda segundo a
“Essa titularidade nas varas assegurará a continuidade dos serviços jurídicos, melhor atendimento aos cidadãos e instituições, e maior celeridade na prestação jurisdicional”, assegurou a Presidente do TJ.
Para o governador em exercício, Desembargador Saulo Benevides, a elevação da Comarca de Patos é um marco na história da Paraíba, que contou com a contribuição dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Ainda em sua fala, o Desembargador Benevides disse que atual gestão é voltada para a interiorização das ações da Justiça Paraibana, e com a elevação de Patos para a 3ª Entrância, o TJ está não apenas fazendo justiça, mas igualando a unidade judiciária a João Pessoa e Campina Grande.
O Desembargador, disse ainda, que já há estudos por parte do TJ para elevação das Comarcas de Sousa, Cajazeiras e Guarabira, desde que essas unidades preencham os pressupostos necessários. “Patos foi a pioneira de um processo que tende a ser inexorável, porque é o anseio da magistratura paraibana e de todas essas comunidades a elevação para a 3ª Entrância, elevando o status da cidade no âmbito da comunidade paraibana”, frisou o Desembargador Benevides.
A juíza Joscileide Ferreira ressaltou, na sua fala, que há muito se buscava e se esperava por este momento. “A elevação ratifica a grandiosidade da cidade de Patos e o reconhecimento daquilo que já nos é cotidiano; toda a região gira em torno da Capital do Sertão e essa condição quase por determinismo geográfico nos impele a acompanhar esse desenvolvimento”, frisou a magistrada, acrescentando, que a iniciativa vai fixar juízes na unidade judiciária e possibilitará uma melhor prestação jurisdicional ao povo sertanejo.
Para o prefeito do Município de Patos, Nabor Wanderley, foi uma alegria participar dessa conquista solicitada há muitos anos. O gestor elogiou o Desembargador Saulo Benevides pela iniciativa de apresentar o projeto de lei que será um marco na história de Patos e sancionar na oportunidade em que responde pelo Poder Executivo. Destacou ainda que a elevação é uma conquista para toda a Região das Espinharas. “A Justiça do Sertão precisava desse reconhecimento, bem como é uma maneira de fixar magistrados no Sertão, de melhorar os serviços oferecidos aos jurisdicionados e de valorizar os servidores e magistrados”, disse o prefeito.
Por sua vez, o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, ressaltou que é uma conquista histórica para os jurisdicionados de Patos, bem como é uma luta de muitos anos e décadas que se consolida na gestão da Mesa Diretora atual, comandada pelo Desembargador Saulo Benevides. “Patos se iguala hoje a uma Comarca como João Pessoa, de 3ª Entrância, ou seja, já é o final da carreira dos magistrados e servidores. Além disso, a unidade já merecia há muito tempo e tudo tem seu tempo e chegou esse tempo. Parabéns Patos, parabéns ao Poder Judiciário e aos cidadãos principalmente”, disse o Corregedor.
A solenidade contou com a presença dos juízes auxiliares da Presidência do TJ, Euler Jansen, Rodrigo Marques e Giovanni Magalhães; da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMP-PB), juiz Max Nunes de França; dos diretores dos Fóruns Cível de João Pessoa e Campina Grande, Herbert Lisboa e Vandemberg de Freitas Rocha; do deputado federal Hugo Motta; de magistrados da Comarca de Patos e região; do procurador-geral do Município, Alexsandro Lacerda; e do coordenador da Defensoria Pública de Patos, Cláudio de Sousa Barreto.
Ainda compareceram à solenidade, o juiz federal, Rafael Chalegre do Rêgo Barros; do monsenhor da diocese de Patos, Valdomiro Batista de Amorim; da presidente da Câmara Municipal local, vereadora Vatilde Paulino Santos; e do presidente da OAB, subseção de Patos, advogado Igor Batista Gomes, além de outras autoridades e servidores da Justiça.
Patos – A Comarca de Patos possui sete Varas Mistas, dos Juizados Auxiliar Misto da 3ª Circunscrição e dois Juizados Especiais Misto. A comarca é composta pelos seguintes magistrados: 1º Juizado Auxiliar Misto da 3ª Circunscrição – Diego Garcia Oliveira; 2º Juizado Auxiliar Misto da 3ª Circunscrição – João Lucas Souto Gil Messias; 1º Juizado Especial Misto – Bruno Medrado dos Santos, 2º Juizado Especial Misto – Joscileide Ferreira de Lira, 1ª Vara Mista – Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, 2ª Vara Mista – Janete Oliveira Ferreira Rangel, 3ª Vara Mista – José Milton Barros de Araújo Vita, 4ª Vara Mista – Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, 5ª Vara Mista – Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho, e 6ª Vara Mista – Anna Maria do Socorro Hilario Lacerda.
Por Marcus Vinícius