Esta foi a primeira turma formada pela Esma enquanto Escola de Governo amparado pelo credenciamento do Conselho Estadual de Educação. O curso propiciou um ambiente acadêmico de debates e conhecimentos que visaram aprimorar a reflexão acerca do Direito Processual Civil, buscando atualização e aprofundamento teórico associado à prática forense. A especialização oportunizou ainda a vivência na mediação e na conciliação, através de estágio supervisionado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Comarca da Capital (Nupemec).
O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Germano Ramalho, fez a apresentação dos concluintes, oportunidade em que registrou homenagem in memorian a aluna Nilma Cristiane Batista de Morais. Ele destacou, ainda, os esforços da direção da Esma em adotar todas as providências necessárias para possibilitar a finalização do curso conforme o projeto pedagógico.
Em seguida, falando em nome da turma, o concluinte Igor da Silva Gomes fez questão de agradecer e homenagear os dirigentes da Escola que, além de darem continuidade as atividades acadêmicas do curso, exerceram com todo zelo e atenção a fase de elaboração e defesa das monografias como fase final dos compromissos dos alunos perante a instituição de ensino superior.
“Agora faço parte da história do primeiro Curso de Processo Civil com ênfase em Mediação e Conciliação, algo totalmente inovador e pioneiro”, disse Igor Gomes.
Representando os docentes e homenageado pela turma, o juiz Manuel Maria Antunes de Melo, coordenador adjunto do Curso de Preparação à Magistratura (CPM), ressaltou a felicidade de todos da Esma em vivenciar o momento, bem como desejou vitória e felicidades aos formandos, por mais essa conquista em suas vidas.
Ao encerrar o evento, o juiz Fabricio Meira Macedo, que representou o diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, homenageou os concluintes, seus familiares e reiterou o compromisso da instituição em continuar com dedicação e eficiência, buscando oferecer ensino superior, seja qual for a classificação, com absoluta responsabilidade.
“Registro minha felicidade, como colaborador da Esma, em ver que estamos formando e colocando no mercado de trabalho profissionais capacitados, não só apenas para utilizar essas técnicas desse curso, mas de replicar e lançar no seio da sociedade, a ideia de que mediar e conciliar é legal”, ressaltou o magistrado Fabrício Meira.
As aulas da especialização foram iniciadas em fevereiro de 2020, mas por conta da Pandemia da Covid 19 a formação teve de ser interrompida, retomando as atividades em agosto do mesmo ano. Sob o comando da Gerência Acadêmica foram realizados os Trabalhos de Conclusão de Curso no período agosto de 2021 a janeiro de 2022, com a conclusão definitiva de toda carga horária em fevereiro.
Por Marcus Vinícius