Durante as correições ocorridas esta semana nas Comarcas de Alagoa Grande e Alagoinha, os membros da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba realizaram inspeção nas cadeias públicas locais, bem como nas unidades prisionais dos municípios de Remígio, Esperança, Bananeiras, Solânea e Areia. As visitas ocorreram nessa quinta-feira (10).
Na ocasião, a juíza corregedora Aparecida Gadelha destacou o Projeto Hortas para Liberdade – trabalho de ressocialização desenvolvido na Cadeia de Remígio, por meio do qual os reeducandos têm a oportunidade de remir a pena através da produção e comercialização de pimenta, também utilizada para consumo. O trabalho alcança, ainda, a Cadeia de Solânea.
“Vimos uma estrutura nova, bem organizada, conservada e que traz esse instrumento de ressocialização, contribuindo, também, para a diminuição da pena dos envolvidos no trabalho”, disse a magistrada.
Desde o ano passado, a equipe da CGJ vem fazendo um minucioso levantamento sobre as estruturas das unidades prisionais do Estado, por meio da realização de visitas e inspeções nas penitenciárias e Centros de Internação. O objetivo é que o órgão possa, posteriormente, propor melhorias necessárias ao sistema.
Por Gabriela Parente