Foto da solenidade de lançamento de livro e comemoração dos 130 anos do TJ
Lançamento de livro marca os 130 anos do Tribunal de Justiça
Dentro das comemorações dos 130 anos de instalação do Poder Judiciário Estadual, completados no dia 15 de outubro, foi lançado na tarde desta segunda-feira (25) o livro ‘História da Comarca de Alagoa Grande”, de autoria do jornalista e escritor Hélio Nóbrega Zenaide (in memoriam). A solenidade, de forma virtual, contou com a participação de diversas autoridades e foi presidida pelo Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Em sua trajetória de 130 anos de existência o Tribunal de Justiça da Paraíba, sem dúvida, prestou e vem prestando relevantes serviços aos jurisdicionados, ao povo paraibano, notadamente por conta do trabalho diário e eficiente dos seus magistrados e servidores de outrora e dos atuais. A história registra a presença na composição do Tribunal de homens honrados, sempre trabalhando e lutando pelo aperfeiçoamento do nosso Judiciário, enfrentando por vezes inúmeras dificuldades, inclusive de ordem financeira e orçamentária. Mas sempre unidos no propósito de resolverem os problemas e bem servir à comunidade com uma justiça célere e eficiente”, afirmou em seu discurso o Desembargador Saulo Benevides.

Ele discorreu ainda sobre as ações que a mesa diretora, sob o seu comando, está realizando em todas as Comarcas do Estado. “Desde o início da gestão atual, em fevereiro do corrente ano, fixamos prioridades e metas a serem alcançadas conforme o nosso planejamento estratégico e contamos de imediato com a efetiva adesão e colaboração dos magistrados, servidores e demais entidades públicas e privadas, parceiros de inúmeros projetos para bem servir à comunidade paraibana. Assim sendo, todos os nossos investimentos e ações tem como objetivo a atividade fim do Judiciário, ou seja, promover o julgamento célere dos processos, resolvendo o problema da morosidade, que é uma reclamação recorrente de nossa sociedade”, pontuou Saulo Benevides, destacando importantes ações na área de informática a exemplo do processo judicial eletrônico, o juiz 100% digital, balcão virtual, salas virtuais, audiências e sessões virtuais, dentre outras.

Sobre as obras em andamento, o presidente do TJPB destacou a reforma do prédio sede do Poder Judiciário estadual. “Esse prédio tem um valor histórico muito grande e nós estamos fazendo a reforma. Acho que no início do próximo ano estaremos abrindo as portas desse prédio histórico”. Ele informou que o Tribunal de Justiça está com obras em 35 prédios e fóruns em todo o Estado da Paraíba.

Por fim, o desembargador Saulo Benevides parabenizou os familiares do historiador Hélio Zenaide pela importante obra que ele escreveu sobre a Comarca de Alagoa Grande. “Ele foi e é um marco na história da Paraíba e na história do Judiciário ao se dedicar a escrever esta obra. Eu quero parabenizar a todos e dizer dessa valiosa e histórica colaboração do doutor Hélio Nóbrega Zenaide para com o Judiciário paraibano, porque escrevendo essa obra ele se inseriu também no contexto de nossa história”, frisou.

Capa do livro sobre a Comarca de Alagoa Grande
Livro conta a História da Comarca de Alagoa Grande
Durante a solenidade, coube ao Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, fazer a apresentação da obra. Ele lembrou que em 2012 convidou o escritor Hélio Zenaide para escrever a história da Comarca de Alagoa Grande. “De pronto o saudoso Hélio aceitou meu pedido gratuitamente e se comprometeu de escrever essa belíssima obra que estamos lançando hoje, com o apoio à cultura que nos dá o presidente do Tribunal de Justiça, o eminente desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides”, destacou.

Marcos Cavalcanti disse que o livro de Hélio Zenaide é um verdadeiro tratado de história do Brasil. “Esta obra tem 463 páginas, onde o autor faz uma retrospectiva histórica do Poder Judiciário desde o domínio português no Brasil, incursionando pelo tempo de colônia, dos governadores gerais, do império, os dois reinados e da República até os dias atuais da Justiça da Comarca de Alagoa Grande, não esquecendo de relacionar desde o primeiro juiz municipal da Comarca, os promotores de Justiça, os advogados militantes da comarca e os serventuários da Justiça. O livro de Hélio Zenaide pode ser elevado à categoria de um tratado de história do Brasil”, afirmou.

A filha do escritor Hélio Zenaide, Maria Valéria Tavares Zenaide, também usou da palavra e disse que a família se sentia honrada de ver o livro sendo lançado como parte das comemorações dos 130 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Muito nos honra o fato de nosso saudoso pai fazer parte dessa comemoração com o lançamento da história da Comarca de Alagoa Grande de sua autoria. Quando o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque lançou a ideia do livro nosso pai não hesitou em aceitar o desafio, mesmo estando com a saúde debilitada. Ele veio a falecer quase dois anos depois de concluir o projeto”, ressaltou ela.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, do Procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, do Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Paraíba, Guilherme Ferraz, do Procurador-geral do estado, Fábio Andrade, do Corregedor-geral de Justiça do TJPB, Desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, dos Desembargadores Arnóbio Alves Teodósio e Carlos Martins Beltrão Filho, dos juízes auxiliares da Presidência Euller Jansen e Giovanni Porto, da juíza auxiliar da vice-presidência Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, representando a Vice-presidente, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, do presidente da Associação dos Magistrados do Estado da Paraíba, juiz Max Nunes, além de magistrados, diretores e gerentes do TJPB, familiares do escritor Hélio Zenaide, dentre outras autoridades.

Por Lenilson Guedes

Escreva um comentário