Foto de participantes de reunião virtual
Desembargador Saulo Benevides e advogados de Guarabira
Por videoconferência, na tarde desta terça-feira (19), o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides se reuniu com advogados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da Região de Guarabira. Na ocasião, trataram sobre temas referentes à categoria e esclareceram dúvidas sobre o sistema de pagamento de Precatórios do TJPB. O juiz-auxiliar da Presidência, e gestor da Pasta de Precatórios, Giovanni Porto respondeu aos questionamentos dos juristas.

Ao abrir o encontro de trabalho, o Desembargador Saulo Benevides destacou que o motivo da reunião era mais para ouvir os advogados, ressaltando que está fazendo uma gestão democrática, ouvindo todos os segmentos. “É importante a participação e colaboração de todos para aperfeiçoarmos a gestão. O objetivo é acertarmos”, realçou o gestor do Poder Judiciário estadual.

O Presidente Saulo Benevides expôs aos advogados as ações e projetos que estão sendo empreendidos em sua administração à frente da Justiça paraibana, a exemplo da implantação dos Postos de Atendimento Avançado em diversas comarcas do Estado; deu ênfase na informatização e aparelhamento das unidades judiciárias, que na opinião do Presidente do TJPB é o caminho para impulsionar e dar celeridade na tramitação processual, porque, segundo o Desembargador Saulo Benevides, o que importa ao advogado é que o processo tramite com rapidez.

“Para isso é necessário que tenhamos mais assessores de juízes e haja um investimento massivo na questão da informatização. Recentemente compramos dois mil novos computadores e estamos equipando as Comarcas. Esse investimento resulta numa agilização maior da prestação jurisdicional. Hoje a Paraíba ocupa o quarto lugar no Juízo 100% Digital entre os Tribunais do Brasil, se destacando entre grandes Tribunais, que têm investimentos e orçamentos maiores que os nossos”, observou o Desembargador Saulo Benevides.

O Presidente do TJPB destacou que 35 Fóruns estão com obras de reforma para dar melhores condições de trabalho a servidores, magistrados, advogados e a todos que são atendidos nessas unidades. Além disso, o Palácio da Justiça passa por uma grande reforma que será concluída no início do próximo ano.

Por sua vez, o juiz Giovanni Porto explicou sobre todo o funcionamento da Gerência de Precatórios e como se dá o pagamento da lista dos credores, realçando como relevante a digitalização dos processos, o que possibilitou, também, acelerar o processo de pagamento, tudo seguindo orientação da Presidência do TJPB. Segundo informou, existem 173 entes devedores de precatórios que tramitam na Justiça estadual e já foram pagos mais de R$ 300 milhões em precatórios.

Ao final, o advogado José Alberto agradeceu ao Presidente Saulo Benevides por ter atendido à solicitação da categoria, ressaltando a importância da abertura para o diálogo dada pela gestão do TJPB. “A OAB de Guarabira agradece seu deferimento de estar aqui nesta tarde, conversando e expondo a situação aos advogados do Brejo paraibano”, realçou.

Por Lila Santos

Escreva um comentário