Encontram-se em fase de conclusão as obras para a reforma e realocação da Central de Mandados (CEMAN), localizada no subsolo, para o andar térreo do Fórum Cível da Comarca da Capital. A ordem do serviço foi dada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides, em atendimento à solicitação da administração do Fórum, que tem como diretor o juiz Herbert Lisboa. O pleito atende a uma antiga reivindicação dos Oficiais de Justiça.

“A realocação da Central de Mandados facilita o acesso aos serviços desenvolvidos pelo setor e propicia melhores condições ambientais de trabalho aos seus integrantes”, ressaltou o magistrado Herbert Lisboa.

Conforme explicou o chefe da Central de Mandados, Emmanuel Coriolano Ramalho, teve início no mês passado, a obra de ampliação da Sala dos Oficiais de Justiça do Fórum Cível, onde estão concentrados 1/3 da categoria. Segundo comentou, o juiz diretor do Fórum verificou “in loco” os trabalhos e pôde observar a necessidade de realocar a CEMAN em ambiente mais acessível para os Oficiais de Justiça.

Ele informou, do mesmo modo, que os trabalhos seguem em duas etapas. A primeira é a de infraestrutura e, a segunda, de aquisição dos equipamentos de informática. Depois de concluídas as intervenções, a sala ganhará seis novas estações de trabalho, passando das atuais 14 para 20, e dois novos pontos de impressoras, aumentando de quatro para seis. O espaço físico também será ampliado.

“A reforma e realocação da Central de Mandados, é uma demanda antiga e o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho à categoria, proporcionando maior celeridade ao processo de recebimento e devolução das ordens judiciais. A CEMAN, que já possui uma demanda grande de trabalho, ficou ainda mais sobrecarregada com a virtualização dos processos físicos”, ressaltou Emmanuel Ramalho.

A estrutura nova contará com mais equipamentos de informática, a exemplo de novos computadores, impressoras e scanneres, como também, novo mobiliário, como salientou o chefe da Central de Mandados, realçando que, atualmente, funcionam, apenas, com 14 computadores, 14 scanneres e quatro impressoras, com a realocação passarão a ter 20 computadores, seis impressoras de grande porte e 20 scanneres.

“Essa reforma, ampliação e realocação é fundamental para assegurar um bom trabalho aos oficiais e oficialas da Capital e é uma importante conquista da categoria, graças à sensibilidade do diretor do fórum e do Presidente do TJPB”, frisou.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça, Joselito Bandeira, salientou que a categoria está feliz com a realocação da sala dos oficiais de Justiça no Fórum Cível, por ser uma antiga reivindicação que está sendo atendida.  “Somos gratos pelo gesto simples, mas de respeito à dignidade dos oficiais de Justiça, colocando-nos em um lugar melhor”, enalteceu.

Por Lila Santos

Escreva um comentário