Nessa segunda-feira (23), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania V (Cejusc), da Comarca de Campina Grande, fechou um acordo no valor de R$ 800.000,00, envolvendo a Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz e a empresa Verissimo Farma, sendo esta última responsável pelo pagamento da importância.
Em sessão virtual, ficou estabelecido que a executada, após reconhecer o débito objeto da demanda, se comprometeu em quitar a dívida em 50 parcelas iguais, mensais, fixas e irreajustáveis de R$ 16.000,00. Por sua vez, a Distribuidora aceitou receber o valor nessas condições.
O processo em questão tem origem na 1ª Vara Cível daquela Comarca e a composição amigável foi alcançada com a intervenção dos conciliadores vinculados ao Cejusc V, todos estudantes de Direito, sob orientação e coordenação da juíza Ivna Mozart Bezerra Soares, coordenadora dos Cejuscs da Comarca de Campina Grande, também titular do 3º Juizado Auxiliar Cível da 2ª Circunscrição. A equipe que conduziu a sessão é formada por Ana Caroline Cosmo da Silva (conciliadora), Joelson Batista Ciqueira (co-conciliador) e as conciliadoras observadoras Carla Márcia Barbosa Sobral e Sara Rebeka da Silva Nascimento.
“Os Centros são espaços especializados em que se cria uma ambiência propícia à convergência de interesses. Com isso, temos um ganho, não apenas quantitativo, mas qualitativo quanto à prestação jurisdicional, proporcionando um lugar de acolhimento aos litigantes e difundindo a cultura de paz”, pontou a magistrada.
Segundo o coordenador do Cejusc V, Rodrigo Reul, as relações humanas, geralmente, são intensas e nem sempre harmônicas e muitas vezes os conflitos, brigas e desavenças chegam ao Poder Judiciário. “A sessão de conciliação é o momento mais que oportuno para se tratar o conflito de maneira segura e célere. Com intervenção do conciliador, é facilitado o canal de comunicação entre as partes para que estas possam alcançar entendimentos e firmar o acordo que porá fim à demanda”, comentou.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania V é fruto de convênio firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Faculdade Cesrei. O Centro “Mahatma Ghandi” foi instalado em outubro do ano de 2016 e é um dos Cejuscs de maior atuação no Estado, tendo realizado desde o início de seus trabalhos aproximadamente sete mil sessões de conciliação de processos vinculados às varas cíveis da Comarca.
Por Fernando Patriota