Um total de 170 inscritos estão aguardando o webinário ‘Armas de fogo e legítima defesa: mitos e verdades’, que contará com a participação do perito oficial da Polícia Civil de Minas Gerais João Bosco Silvino Júnior. Trata-se da continuidade do Projeto Segurança em Pauta, a ser realizado nesta quinta-feira (27), às 16h, com transmissão via Zoom. Magistrados e servidores deverão se inscrever no link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_qI5L-25xSfyU7hEHKcsIrw.
Conforme explicou o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, o projeto Segurança em Pauta é fruto de uma preocupação da Presidência do TJPB com o aumento crescente da criminalidade em todo o país. A melhor forma de abordar esse assunto foi por meio de ciclo de palestras com especialistas em Segurança Pública para informar juízes, servidores e toda a comunidade jurídica sobre como se prevenir de crimes. “Assim pretende o TJPB mostrar aos jurisdicionados e juízes que, dentro de um cenário de violência, existem técnicas para que se possa prevenir um resultado danoso”, afirmou.
O assessor Militar do TJPB, major Álvaro Cavalcante Filho, informou que o tema foi escolhido porque houve um recorde de aquisição de armas de fogo no Brasil no ano de 2020, e que continua se mantendo em 2021. “Os magistrados e servidores precisam estar atualizados de forma técnica sobre o tema, sem influência dos paradigmas que permeiam o imaginário de grande parte da população”, ressaltou.
O palestrante João Bosco Silvino Júnior é perito oficial da Polícia Civil de Minas Gerais com atuação em perícias de locais de crime de morte violenta, Balística Forense e Explosivos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado em Engenharia Elétrica, também pela UFMG (2010). É Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e professor na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, nas disciplinas Criminalística Aplicada à Investigação Policial, Perícias em Locais de Crimes Contra a Vida e Técnicas de Ação Policial.
Também atua como professor da disciplina Introdução à Criminalística do Curso de Pós-Graduação em Advocacia Criminal da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, Introdução à Criminalística e Toxicologia Social do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, Balística, Munições e Proteções Balísticas no Curso de Operações Especiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais – BOPE/PMMG.
Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB