A Campanha online “Meu Corpo não é sua Folia”, de enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente, contra o crime de importunação sexual, que está em sua terceira edição, já está sendo veiculada nas redes sociais. Uma solenidade, que aconteceu nesta segunda-feira (8), no Espaço Cultural, marcou o lançamento e contou com a participação da coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Graziela Queiroga. O TJPB é um dos parceiros na iniciativa. A campanha, que será veiculada durante o mês de fevereiro, pode ser acessada no youtube, no endereço: www.youtube.com/semdh e no instagram (@semdhgovpb).
A magistrada Graziela Queiroga ressaltou ser a campanha de grande importância, pois, em sua opinião, é necessário que o tema da violência doméstica esteja sempre posto
em pauta. Ela observou, igualmente, que, esse ano, em razão da pandemia, o lema da campanha orienta as pessoas a terem bom senso e a ficarem em casa, porém, sem violência.
“Esse é o terceiro ano da Campanha Meu Corpo não é sua Folia, a qual transmite a mensagem sobre o crime de importunação sexual, mas reforça a questão da violência contra a mulher, da importância de denunciar, de buscar ajuda. Continuamos a trabalhar a bandeira do respeito à vontade e liberdade da mulher”, pontuou Graziela Queiroga.
A campanha é composta de cards contendo orientações, tais como: “Se a mulher diz não, é não! Seja na rua, seja em casa, respeite o corpo e a vida das mulheres”, bem como são divulgados os números 190 (Polícia Militar/emergência), 197 (Polícia Civil/denúncia anônima) e 123 (Disque Violência/denúncia anônima), que podem ser usados para denunciar casos de violências física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Além disso, há, também, os serviços da Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br), para os casos de violência doméstica e solicitação de Medidas Protetivas de Urgência, que não envolvam a violência física ou sexual. O jingle (mensagem musical) da Campanha está em todas as plataformas de músicas.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB