A 9ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, pela produtividade destacada, com bons resultados alcançados no ano de 2020, foi premiada com o Selo Diamante de Eficiência do Tribunal de Justiça da Paraíba. Está à frente dos trabalhos na unidade judiciária a juíza Adriana Barreto Lóscio, que, em 2019, também obteve a premiação na mesma categoria, quando estava atuando na Turma Recursal da Comarca de Campina Grande. Os números registrados, que levaram ao reconhecimento do desempenho, foram: 2.267 sentenças prolatadas, 6.935 despachos emitidos, 643 feitos distribuídos e 1.719 processos arquivados, conforme o painel PJe (Processo Judicial eletrônico).
Além disso, a 9ª Vara Cível bateu todas as metas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A juíza Adriana Lóscio revelou que o trabalho efetuado, juntos com os servidores, foi excepcional, pois quando assumiu a unidade a mesma estava na 29ª posição em 2019, indo para a primeira, em 2020.
A magistrada observou, ainda, que, não só no expediente, como fora dele, vestiram a camisa da Justiça para melhorar a posição da Vara, que se encontra, atualmente, com processos e sentenças zerados, sendo despachados e julgados os processos conclusos no dia, com cerca de 279% de ações arquivadas e 224,79% de sentenças proferidas, em 2020. Adriana Lóscio avaliou como “uma façanha enorme para uma vara cível, cheia de processos complexos e enormes adversidades”.
A juíza ressaltou que foi com imensa satisfação e alegria que recebeu, pela segunda vez, o Selo Diamante por eficiência, lembrando o trabalho desenvolvido na Turma Recursal de Campina Grande, bem como, que a premiação caiu como uma luva para todos, observando o momento difícil, diante da pandemia provocada pelo Coronavírus. “A Covid-19 ceifou tantas vidas ao redor do mundo, separou família, amigos, destinos, traçou um novo momento de alcance mais virtual, ao mesmo tempo, proporcionou novas formas de trabalho, como a consagração do home office, permitindo ao TJPB, sob a gestão do desembargador Márcio Murilo, diante de tantas dificuldades financeiras, realizar muitas mudanças, com muita inovação, alavancando a produtividade e enaltecendo a colocação do TJPB feita pelo CNJ, dentre os tribunais de pequeno porte”, pontuou.
Adriana Lóscio realçou, do mesmo modo, a participação relevante dos servidores que integram a 9ª Vara Cível, associando a eles o sucesso do desempenho alcançado. “Meu agradecimento por fazer parte desde momento, dedicando este Selo aos servidores do gabinete (Marcella, Ingrid e Germana) e do Cartório (Edilaerte, Fagner, Rosangela e Virgínia)”, frisou.
A premiação – O Selo de Eficiência do Tribunal de Justiça da Paraíba foi instituído por intermédio da Lei Estadual nº 11.651/2020, a qual introduziu no Judiciário paraibano a promoção, uniformização e a melhoria contínua das políticas e rotinas de magistrados e servidores, visando eficiência na prestação do serviço jurisdicional. Serão premiadas 51 unidades que integram o Poder Judiciário estadual. Do total, 11 serão agraciadas com o Selo da categoria Diamante, 11 com o Selo Ouro e 29 unidades com o Selo Prata. Os servidores das unidades premiadas receberão, também, a gratificação anual de produtividade.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB