Um novo Painel PJe estará disponível a partir da próxima semana e dará aos usuários uma visão mais ampla de todas as informações processuais das unidades judiciárias. O modelo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e possibilitará um melhor gerenciamento e monitoramento, via visão de Business Intelligence (BI), ou seja, uma perspectiva gráfica e flexível para a análise das informações.

Presidente Márcio Murilo

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, afirmou que a medida visa cumprir dois importantes princípios constitucionais, sendo um deles a transparência, já que o acesso às informações também será disponibilizado ao público externo, que acompanhará o trabalho dos servidores e magistrados. A iniciativa também está ligada ao princípio da eficiência, conforme salientou Márcio Murilo.

“O serviço público deve ser planejado e baseado em metas. Este instrumento tecnológico de ponta permite aferir a produtividade média, semanal ou mensal, de juízes, servidores, unidades judiciárias, traçar comparativos de informações em tempo real e outras funções, possibilitando aos gestores a utilização de métodos mais eficientes de gestão, bem como eleger unidades paradigmas no tocante à produtividade, compartilhar modelos de trabalho e, ao final, implementar mais celeridade”, analisou o presidente.

Juiz Meales Melo

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Meales Melo, o painel mostrará o completo acompanhamento dos números de cada vara, distribuição, arquivamento, quantidade de atos judiciais, quantidade de processos por tarefas, classes, assuntos, etiquetas, movimentos, por tempo, além de delimitar o perfil de competência das varas, produtividade, identificação de gargalos, entre inúmeras outras informações.

“Ganha-se um instrumento completamente novo e eficiente para analisar todo e qualquer tipo de informação processual. Hoje as informações são muito limitadas e não permitem o cruzamento de informações para tomada de decisão através de BI, como é o caso dessa nova ferramenta”, disse o magistrado.

A ferramenta, que está em fase de validação, estará disponível na intranet para magistrados e servidores. Uma outra visão será disponibilizada para o público externo, com informações mais diretas para atendimento das necessidades desses usuários, conforme explicou Meales.

José Teixeira de Carvalho Neto

Para o diretor de TI do Tribunal, José Teixeira de Carvalho Neto, o antigo painel cumpriu bem sua missão, sendo esta a hora de avançar. “Está sendo substituído por uma solução mais prática e moderna, que inclusive poderá ser modificada posteriormente de forma mais ágil que a anterior”, pontuou.

Gedvan Pereira Dias

Segundo o coordenador de Portais e Informações da Ditec, Gedvan Pereira Dias, que está à frente da equipe responsável composta por oito servidores, a nova ferramenta utiliza uma plataforma específica de BI, trazendo informações mais estruturadas sobre as atividades das varas, com diversas opções de filtro, pesquisa, comparativo e análise de dados em geral.

“Os gestores das unidades judiciárias terão em mãos uma ferramenta para análises ricas, podendo assim realizar um acompanhamento minucioso do que está acontecendo na vara. Com base nisso, poderão definir as estratégias e fazer o planejamento necessário para sempre melhorar o atendimento jurisdicional e o desempenho da unidade”, acrescentou.

Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

Escreva um comentário