Mesmo em meio as limitações e dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a 1ª Vara Mista da Comarca de Monteiro manteve, em dia e com qualidade, a prestação jurisdicional durante o ano de 2020. A unidade judiciária tem como titular o juiz Nilson Dias de Assis Neto, que, durante o ano passado, concluiu mais processos do que os que foram recebidos. Ao todo foram 861 feitos distribuídos e arquivados 986. Além disso, foram emitidas 844 decisões e prolatadas 501 sentenças. Bem como, a Comarca segue adotando as medidas do Protocolo de Biossegurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, em prol dos cuidados com a saúde de magistrados, servidores e usuários.

O magistrado Nilson Dias destacou, também, outro feito relevante da 1ª Vara, no ano passado, que foi a digitalização de 269 processos físicos do acervo cartorário (sendo 45 cíveis e 224 criminais), os quais foram migrados para o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Ele pontuou os desafios que foram enfrentados e superados, após o agravamento da crise sanitária. “O ano de 2020, principalmente a partir de março, seguramente não foi fácil. As dificuldades foram grandes, porque superaram as habituais, com a necessidade de adaptar nossa realidade às limitações e às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19”, revelou Nilson Neto, acrescentando que, mesmo diante de tudo, obtiveram um resultado produtivo.

O juiz associa o bom desempenho da unidade ao trabalho desenvolvido pela equipe de servidoras e servidores que atuam na 1ª Vara Mista de Monteiro. Ele explicou que, a parti da revisão de práticas cartorárias, com reuniões semanais, melhoraram e adaptaram as ações à nova realidade, com audiências por videoconferência, trabalho remoto, atendimento à distância e estabelecimento de diversos procedimentos virtuais. “Tudo com o mister da melhor prestação jurisdicional”, realçou.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Escreva um comentário