O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB vai instalar, neste mês de janeiro, mais dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no Estado, sendo um deles na Comarca de Alagoinha, cuja inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), às 10h, de forma virtual. No dia 19, a Comarca de Pocinhos também receberá um Centro, e contará com uma inauguração presencial, às 9h30, com a participação do diretor do Núcleo, desembargador Leandro dos Santos, e demais diretores adjuntos.
Com as duas instalações, o Tribunal chega ao número de 48 Cejuscs espalhados por todas as regiões da Paraíba, difundindo a política de conciliação e de demais métodos autocompositivos de solução dos litígios.
Em Alagoinha, o Cejusc funcionará na sede do Fórum Carlos Martins Beltrão, conforme informou um dos diretores adjuntos do Nupemec, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior.
O magistrado disse que a expectativa é a melhor possível, uma vez que a comarca passará a integrar a rede de conciliação do Estado e atuará tanto na área processual quanto na pré-processual, com ênfase nos esforços concentrados de conciliação.
“A comunidade de Alagoinha está bastante animada com a instalação do Cejusc, que consolidará na região um novo modelo de jurisdição: o consensual”, complementou Antônio Carneiro.
O Nupemec do TJPB é dirigido, também, pelos juízes Fábio Leandro de Alencar Cunha e Bruno Azevedo.
Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB