Zelar pela imagem do Poder Judiciário estadual; manter os jurisdicionados e a população bem informados sobre as ações, projetos e decisões do Tribunal de Justiça da Paraíba; assegurar o acesso às informações para a imprensa externa com transparência e imparcialidade; aproximar a Justiça do cidadão e combater a desinformação. Essa é a missão da Gerência de Comunicação Institucional (Gecom). No ano de 2019 até o dia 17 de dezembro de 2020, a equipe produziu 6.244 reportagens sobre o Judiciário paraibano, publicadas no Portal de Notícias do TJPB (www.tjpb.jus.br) e replicadas em outros veículos de comunicação estadual e nacional.

O site do Tribunal é um dos mais visitados, com mais de 29 milhões de acessos registrados (29.644.164) de 01/01/2019 a 16/12/2020, segundo informações da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).

No período, a Gerência expandiu as divulgações a partir de parcerias junto a veículos de imprensa, a exemplo do Boletim de Rádio e do Programa TJPB Notícias, respectivamente, com a CBN (João Pessoa e Campina Grande), da Rede Paraíba de Comunicação, e a Arapuan FM (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras). Outra importante parceria firmada foi com a Rede Tambaú de Comunicação, por meio da qual foi disponibilizado um espaço exclusivo para notícias produzidas pela Gerência no Portal T5 (www.t5.com.br).

Cristiane Rodrigues
A gerente de Comunicação, jornalista Cristiane Rodrigues, informou que a Gecom busca, a cada dia, expandir o alcance das ações, projetos, serviços e julgados do Poder Judiciário estadual. “A equipe de jornalistas é comprometida e qualificada e não mede esforços para produzir as notícias pautadas na ética e na imparcialidade. Ressalto que o resultado da nossa produtividade é decorrente, também, do apoio recebido de muitos desembargadores, juízes e servidores, que nos enviam sugestões de pautas e encaminham suas decisões para a Comunicação. Isso é muito gratificante, pois significa confiança no nosso trabalho”, destacou.

A Gecom é responsável, ainda, pela produção e edição do programa televisivo ‘Judiciário em Revista’, veiculado nas TVs Assembleia e Câmara. Foram 209 matérias produzidas até março de 2020, quando iniciou a pandemia, e a grande maioria teve repercussão nacional. A TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal, deu destaque para 107 dessas reportagens.

O relatório do Setor mostra que 4.091 matérias tiveram espaço em sites paraibanos. A veiculação do material produzido pela Gerência em portais de notícias de conteúdos jurídicos e especializados de alcance nacional também foi significativa. Só o Portal Lex Magister replicou 305 notícias da Gecom. A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) repercutiu 90 matérias relacionadas ao TJPB.

A Rádio Justiça, do Supremo Tribunal Federal, transmitiu 167 notícias do Judiciário estadual, em programas radiofônicos nacionais, relacionadas a decisões das Câmaras  Cíveis, Criminal, Seções Especializadas e Pleno do TJPB. O Conselho Nacional de Justiça, por sua vez, deu visibilidade a 67 produções da Gerência de Comunicação.

Também as redes sociais do Tribunal de Justiça têm impulsionado as notícias. Até o dia 17 de dezembro, a conta do Tribunal de Justiça da Paraíba no Instagram (@tjpboficial) possuía 23 mil seguidores. No Twitter (@TJPBNotícias), 10,6 mil, e no Facebook (@tjpboficial), 9.450 mil.

O supervisor da Gecom, Lenilson Guedes, ressaltou a união da equipe e disse que esse é um dos fatores que contribui para a grande produção e qualidade das notícias. “Procuramos sempre nos ajudar. Nossa equipe é comprometida e engajada em fazer o melhor jornalismo”, pontuou.

A jornalista Gabriela Parente, que faz parte da equipe, disse que a Gerência fez um excelente trabalho e, este ano, conseguiu driblar os desafios que surgiram frente à pandemia. “Estivemos presentes em momentos importantes do Judiciário estadual, acompanhando julgamentos, reuniões deliberativas, inaugurações, lançamentos de campanhas, sempre com o objetivo de dar visibilidade às matérias de interesse da sociedade, buscando facilitar o entendimento das pessoas acerca do universo jurídico, com cautela e responsabilidade. Um trabalho cansativo e exitoso, desempenhado por uma equipe que não mede esforços em busca de uma apuração correta”, declarou.

CAMPANHAS NAS TVS PARAÍBA E CABO BANCO

Em 2019, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Comunicação, em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação, lançou companha de incentivo à conciliação, prática amigável e rápida para resolver conflitos. Foi veiculada uma peça publicitária nas TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo. A Campanha ‘Não resista ao amor. Adote!’ também entrou no segundo ano, com três divulgações.

No ano de 2020, também em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação, a Gecom divulgou o Programa Acolher. Todas as parcerias foram firmadas sem custo financeiro para o Tribunal. Até março de 2020, a Gecom manteve página semanal, aos domingos, no Jornal Correio da Paraíba, de maior circulação no Estado.

COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA

No período da pandemia, iniciada na segunda quinzena de março de 2020, e quando foi instituído o trabalho remoto em decorrência do novo coronavírus, o trabalho da Gerência de Comunicação foi readaptado ao momento, exigindo maior esforço da equipe e a intensificação das atividades.

A Gecom mostrou aos jurisdicionados que a Justiça paraibana não parou suas atividades no isolamento social e, ainda, aumentou a produtividade. O Portal do Tribunal disponibilizou mais canais de atendimento ao público, no banner ‘Fale com o TJPB’ e no espaço ‘Atendimento e Contato’, ratificando que o acesso às unidades judiciárias é garantido e foi mantido. Prestou, ainda, esclarecimentos aos magistrados, servidores, colaboradores e usuários sobre as formas de contágio da Covid-19 e a melhor maneira de prevenção.

Nesse período, como todos os setores do Judiciário estadual paraibano, a Gerência de Comunicação funcionou em regime de home office, iniciado a partir do dia 18 de março de 2020, conforme Ato nº 04/2020, decretado conjuntamente pelo TJPB, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).

A gerente de Comunicação, jornalista Cristiane Rodrigues, disse que a readaptação não foi uma tarefa fácil, já que a equipe passou a desenvolver as atividades quase que exclusivamente pelo WhatsApp. “Os profissionais da comunicação devem estar presentes onde a notícia acontece, para vivenciar os fatos e melhor transmitir as informações, daí a dificuldade do trabalho remoto para o nosso setor. Mas, usando a criatividade, alcançamos os objetivos traçados, graças ao comprometimento da equipe”, destacou.

“Conseguimos manter uma alta produção de matérias e realizamos um importante serviço no tocante à divulgação de conteúdos jurídicos diversos de interesse da sociedade, inclusive, relacionados ao contexto e impactos do enfrentamento da pandemia de coronavírus no Estado”, realçou a gerente.

Além das reportagens relacionadas à Covid-19, houve a divulgação dos atos da Presidência, recomendações da Corregedoria-Geral de Justiça, ações da Escola Superior da Magistratura, decisões judiciais vindas das diversas comarcas do Estado, dos órgãos fracionários e do Pleno.

As publicações nas redes sociais da instituição, durante a pandemia, foram reforçadas, principalmente as de utilidade pública, como, por exemplo, a importância do isolamento social, do uso de máscaras, funcionamento da Justiça estadual, contatos do TJPB. “Foi registrado, inclusive, nesse período, um aumento de 8 mil seguidores só no nosso Instagram,” revelou Cristiane Rodrigues.

Por Gilberto Lopes/Gecom-TJPB

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