Uma solenidade virtual será promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para comemorar os 100 anos de nascimento do desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa. O evento será realizado no próximo dia 16, às 11h e foi idealizado pelo presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e pelo presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, desembargador Marcos Cavalcanti.

A juíza Lilian Cananéa, que atua na 1ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita e é filha do desembargador Simeão Cananéa, disse que ficou honrada com a homenagem ao centenário de nascimento do seu pai. “É motivo de muita alegria para todos nós. Ele se foi há 13 anos, mas deixou uma bela trajetória e é sempre lembrado por amigos e familiares. Não só foi um juiz de destaque, chegando a ser desembargador e presidente do TJPB e TRE, como se destacou, também, na área da educação”, afirmou.

Juíza Lilian Cananéa
Para a magistrada, o fato de o desembargador ter encampado importante luta na área educacional o tornou ainda mais querido e lembrado. “Ele só nos deixou bons exemplos. Desde nova, o acompanhei em viagens e vi de perto sua dedicação ao trabalho e ao cuidado com as crianças e a educação. Isso sempre me fascinou e marcou a trajetória exitosa dele”, enfatizou.

No último dia 1º, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, por meio de videoconferência, em homenagem ao centenário do desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa. Diversas autoridades, familiares e parlamentares, entre elas o presidente do TJPB, participaram da solenidade virtual. A homenagem foi proposta pelo deputado Chió.

O desembargador Simeão Cananéa nasceu em 12 de dezembro de 1920 na cidade de Remígio. A carreira na magistratura teve início em 1953, na Comarca de Santa Luzia. Exerceu jurisdição nas comarcas de Princesa Isabel, Bananeiras, Campina Grande e João Pessoa, e, em 1969, foi nomeado desembargador do TJPB. Foi presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba entre 1973 e 1974 e presidiu, também, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

Escreva um comentário