O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Região da Comarca Guarabira, no Brejo paraibano, vai retomar suas atividades no mês de junho. Os trabalhos são relacionados às audiências de Mediação e Conciliação, por meio de videoconferência, pelo aplicativo Cisco Webex, na plataforma criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Essa é uma nova ferramenta virtual que será usada na autocomposição, a fim de continuar produzindo resultados mais rápido, mais justo e mais solidário”, enfatizou o diretor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Leandro dos Santos.
A juíza Kátia Daniela de Araújo, que responde pela 3ª Coordenadoria do Cejusc de Guarabira, enfatizou a importância da retomada das sessões de conciliação e mediação. “As sessões de tentativa de acordo são necessárias, na medida em que representam um trabalho indispensável de pacificação dos conflitos, culminando na prestação jurisdicional de forma ágil, com a participação ativa das partes, exercendo a democracia no debate dos seus direitos”, comentou a magistrada, que também é titular da 5ª Vara Mista de Guarabira.
O mediador judicial supervisor, Jesiel Rocha, informou que, inicialmente, serão reagendadas as audiências que foram canceladas em razão da pandemia da Covid-19, obedecendo a ordem cronológica organizada pelo sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe), “Conforme orientação da juíza-coordenadora, os processos obedecerão a ordem da prioridade”, disse, explicando que será aplicada, de forma virtual, a escuta ativa pelo mediador, em busca da pacificação social, mesmo as partes estando distante.
Jesiel também revelou que uma das vantagens do programa Cisco Webex é que as partes e advogados não precisam estar cadastrados no sistema. “Temos que ser resilientes, neste novo panorama, em busca de criar saídas para dar uma resposta aos jurisdicionados”, comentou.
O Cejusc de Guarabira é uma extensão do Nupemec, que tem a frente, ainda, os juízes Bruno Azevedo, Fábio Leandro e Antônio Carneiro (diretores adjuntos).
Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB