Com a celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) – data instituída por meio da Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o Memorial Virtual do Tribunal de Justiça da Paraíba ganhou as páginas do site do CNJ, que repercutiu a matéria produzida pela Gerência de Comunicação do TJPB sobre o assunto. A data busca prestar homenagem e incentivar a preservação da memória, do acervo documental dos tribunais e do legado das personalidades que marcaram a história da Justiça brasileira.

Na Paraíba, desde de 2011, o Tribunal de Justiça está na vanguarda de ações de preservação da memória e história da Corte, ao longo dos seus 129 anos de instalação, com o Memorial Virtual, disponibilizado no próprio site da instituição.

Para o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado, a perda do patrimônio significa a perda da história e da identidade, o que é preocupante, pois é a história do próprio Poder Judiciário. “A preservação contribuirá para o fomento de atividades de conservação da história dos vários tribunais do Brasil, ensejando maior consciência de conservação”, disse.

O magistrado destacou, ainda, a importância dessa preservação e conservação de documentos pelos tribunais, não só como resgate da memória e da história do Poder Judiciário, mas, também, como fonte de pesquisa acadêmica, que ficará à disposição da sociedade.

A matéria na íntegra pode ser acessada clicando-se no link ‘Memorial’.

Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

Escreva um comentário