A Vara de Penas Alternativas (Vepa) da Comarca da Capital liberou R$ 65 mil, oriundos de verbas pecuniárias, ao Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma de Mangabeira) para a compra de aparelho respirador pulmonar, destinado a pacientes do novo coronavírus (Covid-19).
Diversas entidades assistenciais têm sido beneficiadas com recursos da Vepa. A doação é apoiada nos termos da Resolução nº 154 do CNJ, de acordo com o magistrado Geraldo Pontes.
A Vepa é responsável pela aplicação de penas alternativas (em sua maioria, prestação de trabalho voluntário em entidades filantrópicas ou órgãos públicos) a pessoas que cometeram crimes de menor poder ofensivo. Em trabalho remoto emergencial, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus, a unidade judiciária tem mantido a produtividade, mesmo com o atendimento presencial suspenso por conta da Covid-19.
O magistrado explicou que todos os feitos da Vepa tramitam no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), permitindo que o juiz e os servidores da unidade possam efetuar o serviço em casa.
Por Gilberto Lopes/Gecom-TJPB