Tendo julgado mais feitos do que o número de processos distribuídos, a 3ª Vara Mista de Catolé do Rocha ganhou o Selo Diamante de Eficiência do Tribunal de Justiça da Paraíba. Foram 1.431 feitos julgados, 1.248 processos baixados e 897 novas ações distribuídas ao longo de 2019. A atuação da unidade garantiu o 7º lugar na categoria.
A unidade é agregadora e trata de assuntos Cível, Criminal, Família, Fazenda Pública, Execução Fiscal, Órfãos e Sucessões, Juizado Especial Cível e Criminal, Entorpecentes/Drogas, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Para o titular da unidade, juiz Renato Levi Dantas Jales, foi um longo e contínuo trabalho. “Colocamos como meta a redução mensal do acervo. Todos os meses, fazíamos o controle dos números para sabermos a situação da vara. Essa foi a metodologia utilizada”, explicou.
Com o trabalho, magistrado e equipe puderam constatar, ao final do ano, que o trabalho significou a redução do acervo processual e, sobretudo, a diminuição da taxa de congestionamento, o que significa menos tempo de duração processual.
“A premiação é ao mesmo tempo um reconhecimento para todos que fazem a 3ª Vara de Catolé, como também um estímulo para que estejamos sempre atentos ao que esses dados representam. Mais processos sendo julgados em menor tempo”, comemorou Renato Levi.
Sobre a premiação, o chefe do Cartório Francisco João da Silva Cláudio considera que veio em boa hora. “Um incentivo para todos da vara”, observou.
A equipe do cartório da 3ª Vara é composta, ainda, por mais três técnicos judiciários: Railson Carneiro Vieira, Talmi Vieira Carneiro e Maria Irene Gonçalves Dutra.
Por Gabriela Guedes/Gecom-TJPB