O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Processual da Comarca de Patos vai intensificar a realização de audiências durante a XIV Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro. Dentro desta programação, principalmente, no 6 de novembro, serão realizadas 15 audiências, com a maioria das ações envolvendo questões patrimoniais e outras matérias cíveis.

Os 38 Cejuscs espalhados pela Paraíba fazem parte do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A estrutura da Conciliação da Comarca de Patos possui quatro Cejuscs. Segundo o coordenador dos Centros e titular da 2ª Vara Mista da unidade, Ramonilson Alves Gomes, um dos Cejucs é dedicado às causas relativas ao Direito do Consumidor, em parceria com o Procon Municipal. Outro é voltado aos processos na área de Família, num trabalho conjunto com Centro Universitário de Patos (Unifip).

“Também temos um Cejus específico para o trânsito e uma quarta unidade para questão processual do Código de Processo Civil. É neste último, que vai acontecer o maior número de audiências”, pontou o juiz. Estes dois últimos também funcionam em parceria com a Unifip.

Para essa Semana Nacional da Conciliação, as unidades judiciárias selecionarão os processos que tenham possibilidade de acordo, intimando, em seguida, as partes para solucionarem o seu conflito. Se a parte ou o advogado quiser incluir o seu processo na pauta da Semana Nacional da Conciliação, deverá solicitar a sua inclusão junto à Vara ou Juizado. Saiba quais Varas e Juizados aderiram à Semana no Portal da Conciliação em https://conciliar.tjpb.jus.br.

Por Fernando Patriota/Ascom-TJPB

Escreva um comentário