Rômulo Soares

Por Rômulo Soares

07h00

Quais precauções os Condomínios devem tomar para enfrentar 2ª onda da Covid-19?

Os efeitos da segunda e não menos mortífera onda da pandemia da Covid-19 podem ser dimensionados pelo aumento no número de casos e óbitos e retorno de medidas restritivas duras por parte de governos estaduais e prefeituras. Essa realidade de medo para alguns e pânico para muitos suscita um questionamento a síndicos e administradoras de condomínios: quais precauções inadiáveis tomar?

A resposta, que será dada pelos advogados especialistas em Direito Condominial Carolina Guimarães e Vladimir Miná, durante entrevista ao Programa Tambaú Imóveis e Negócios que irá ao ar às 9h do próximo sábado(27), implica num verdadeiro cheklist a ser adotado e respeitado pelos condôminos.

A segurança para todos passa pela disponibilização de dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos das áreas comuns, tapetes sanitizantes nos acessos e placas informativas sobre uso de máscaras e distanciamento social, bem como intensificação no roteiro e periodicidade na limpeza dessas áreas, além de um maior rigor no controle de acesso.

Quanto aos funcionários, não só máscaras suficientes devem lhes ser fornecidas, mas faz-se indispensável um plano de contigência em caso de baixas pela Covid-19. Diante do natural aumento no número de entregas e encomendas, os moradores devem ser orientados a recebê-las, sempre que possível, com o entregador ou se avaliar a instalação de armários inteligentes para essa finalidade.

Já em relação às áreas de lazer, seu uso deve ser adaptado a leis e decretos locais e protocolos de uso elaborados, que disciplinem rodízio, agendamento prévio, limitação e limpeza mais frequente. Nesse período, o modo mais seguro de realização de Assembleias continua sendo o virtual, cuja pauta deve ser enviada com antecedência aos condôminos. Àqueles pouco familiarizados com tecnologia, devem ser enviados tutoriais e agendado treinamento.

Por meio do Decreto Nº 41.053, publicado ontem (terça-feira), o governador João Azevedo adotou uma série de medidas, após o agravamento dos números de internação, mortes e novos casos de covid-19 na Paraíba, que vão vigorar desta quarta-feira (24) até o próximo dia 10 de março.

Dentre elas, toque de recolher das 22h às 5h nos municípios com bandeiras vermelha e laranja, suspensão do retorno das aulas presenciais nas escolas das redes estadual e municipais de todo o estado, devendo ocorrer apenas de forma remota, suspensão da realização de cultos, missas e cerimônias religiosas presenciais, funcionamento de Shoping Centers das 9h às 21h e abertura de bares, restaurantes e lanchonetes entre as 6h e 16h. Após esse horário, apenas delivery e takeaway até às 22h são permitidos.

Sobre o Tambaú Imóveis e Negócios

O Programa, que vai ao ar às 9h pela TV Tambaú/SBT e pelo site www.portalt5.com.br, conta com o apoio do Sistema Cofeci-Creci e das construtoras Alliance, MRV e Litoral, bem como das imobiliárias Tarcísio Galdino, Zona Sul, Jampa e FK Imóveis.

Já o quadro “Momento Imobiliário”, apresentado pelo presidente do Cofeci, João Teodoro sempre traz mais uma importante dica para o setor. Os telespectadores podem participar, enviando perguntas por meio do participe ao vivo pelo WhatsApp (83) 99854-2857.





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *