Avatar

Por Alan Richers

15h05

Open Banking: informações dos consumidores compartilhadas entre bancos

O Banco Central está em fase de implementação do Open Banking, um sistema que trata do compartilhamento das suas informações bancárias, entre diferentes bancos.

Isso pode representar vantagem ou desvantagem, a depender da sua adimplência junto aos bancos, ou mesmo, da sua capacidade financeira.

Vejamos um exemplo: você almeja financiar um imóvel através de um determinado banco, no entanto, tem uma conta corrente em outra instituição financeira.

Digamos que, com uma boa movimentação financeira dessa conta, se fosse no mesmo banco do financiamento, você poderia ter mais facilidade para obter o financiamento, ou até mesmo melhores condições de juros e prazo, porém, a preço de hoje não haveria esse cruzamento de informações.

Com o Open Banking, essa outra instituição que você não tem relacionamento, poderá consultar facilmente mediante o compartilhamento de informações, que você tem um relacionamento em outra instituição, e possui plena capacidade financeira para ser contemplado por aquele financiamento, lhe conferindo vantagem.

Ainda em fase de implementação pelo Banco Central, o Open Banking não é automático e dependerá de autorização expressa do correntista,  podendo ser cancelado a qualquer tempo.

Siga nossas redes sociais @alanrichersadv





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *