Emanuelle Henrique

Por Emanuelle Henrique

11h28

Você é daquelas que gosta de tudo bem tostadinho???

 

Você ama um sanduíche 🥪 bem tostadinho?

Quando abre a air fryer que a batata está pálida você coloca mais dez minutos para ficar bem dourada?

O bolo você espera fica todo corado para poder desligar o forno?

Assa as panquecas até ficarem bem assadas?

Estão prontos pra essa conversa?

Precisamos falar sobre acrilamidas!

Formou casquinha, tostou, torrou? Tem acrilamidas. Qto mais tempo ficar no calor seco (air fryer, chapa, grelha, churrasqueira): mais acrilamidas.

As acrilamidas são compostos que se formam quando um alimento com carboidrato e aminoácidos é submetido a altas temperaturas ao fritar, assar ou torrar.

E qual o efeito no nosso corpo?
São considerados compostos cancerígenos pela Agência internacional de pesquisa em câncer, pode ser tóxica ao sistema nervoso e reprodutivo masculino e ainda não há um consenso sobre limite seguro.

E o que fazer nutri? No Reino Unido foi feita uma campanha para reduzir o consumo recomendando manter os alimentos com uma coloração mais clara ao fritar ou assar alimentos ricos em amido.
Acrescento: preferência aos alimentos cozidos ou quando não for possível, com o tempo mínimo (o pão na sanduicheira só pelo tempo suficiente de aquecer e derreter o queijo mas sem tostar);
Evitar ultra processados que foram submetidos a altas temperaturas como torradas, batatas chips, pizzas, biscoitos doces (do nesfit ao traquinas), biscoitos salgados (Club social é douradinho né?) e até mesmo o café de Torra escura (preferir os de torra média, de qualidade superior);
Fazer uma dieta rica em antioxidante para combater os radicais livres e equilibrar o consumo inevitável além de minimizar a exposição, visto que os industrializados acima citados acabam sendo rotina da vida de muitos.

Gostaram de saber disso? Já tinham ouvido falar?

Encaminha para alguém que precisa saber disso.





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *