Paraíba, sexta-feira, 03 de julho de 2020
26° C
Busca

Blogs

Avatar

Por Richelle Bezerra

09h32

Covid-19: pesquisa mostra que mais de 70% dos empresários estão insatisfeitos com medidas adotadas pelo Governo e Prefeituras na PB

Levantamento, realizado entre 15 e 24 de junho, teve objetivo de registrar o impacto do novo coronavírus na economia paraibana

O Programa Paraibano da Qualidade (PPQ) e o Comitê Permanente do Setor Produtivo do Estado realizaram uma pesquisa com empresários locais, com objetivo de registrar dados sobre o impacto do novo coronavírus na economia paraibana. O levantamento, realizado entre 15 e 24/06, também avaliou o grau de satisfação em relação às medidas estabelecidas pelos governos do estado e dos municípios. Até a data da pesquisa, mais de 70% dos empresários estavam insatisfeitos ou extremamente descontentes com as ações adotadas pelos Poderes Públicos.

Os dados mostram que 63,1% das empresas estão trabalhando com as suas atividades reduzidas, 27,4% estão fechadas e somente 9,5% estão em pleno funcionamento. Indicam, ainda, que 29% das empresas tiveram redução de até 75% do faturamento e 23% registraram diminuição maior que 75%. Sobre as ações do Governo da Paraíba e das Prefeituras, observou-se que 75% dos empresários estão insatisfeitos ou extremamente descontentes em relação às medidas adotadas pelo governador, enquanto que 71,1% sentem o mesmo quando citam as ações das prefeituras.

Os números revelam que 83,8% das empresas aderiram às medidas provisórias de suspensão ou redução de jornada, oferecidas pelo Governo Federal. Além disso, 55,9% afirmaram não possuir caixa suficiente para manter o pagamento do salário após o fim do período do benefício. A pesquisa indica que 51,7% das organizações buscaram crédito, porém até o momento não conseguiram ou aguardam análise, 11,1% obtiveram sucesso e 37,2% não buscaram nenhum tipo de auxílio desse tipo. Por fim, observou-se que 56,1% das empresas recorreram à demissão de seus funcionários.

Para o presidente do PPQ, Josuel Gomes da Silva, o levantamento comprova que as empresas precisam urgentemente de ajuda e devem ser mais ouvidas nas negociações com os governos. “Eles querem encontrar meios práticos de fazer com que saúde e economia caminhem juntas. Os empresários não desejam uma ou outra, querem sugerir as formas de ter as duas garantidas, com segurança para a população”, complementou.

A pesquisa foi realizada com cerca de 200 empresários de várias cidades do estado, sendo a maioria de João Pessoa. Atualmente, o Comitê Permanente do Setor Produtivo do Estado possui mais de 40 entidades envolvidas.

 

ACESSE TAMBÉM O SITE: IDEIAPOSITIVAONLINE.COM E CONFIRA NOSSOS “CASES DE SUCESSO”!

 

SIGA AS REDES SOCIAIS: @IDEIAPOSITIVAONLINE.
ATÉ A PRÓXIMA!



*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *