Fernanda Montenegro, atriz de talento inconteste, tem possivelmente a interpretação mais conhecida da Virgem Maria em uma montagem de ‘Auto da Compadecida’ para o cinema. O texto de Ariano Suassuna foi levado para a tela grande por diversas vezes. Essa versão com Fernanda Montenegro é de 2000, com direção de Guel Arraes. Longa-metragem de extremo sucesso junto ao público e junto à crítica.
Antes de Guel Arraes fazer sua versão, Roberto Farias já havia dirigido uma versão da obra do paraibano Ariano: “Os Trapalhões no Auto da Compadecida’, em 1987. A então iniciante Betty Gofman deu vida ao papel de Nossa Senhora. Muitas outras montagens foram feitas no cinema e no teatro desde a década de 1950, quando Ariano Suassuna escreveu o texto e a peça estreou em Recife (PE), sob a direção de Clênio Wanderley.
Menos popular e menos lembrada pelo público, uma paraibana conquistou nível histórico com relação à Nossa Senhora de ‘Auto da Compadecida’. Socorro Raposo tinha vinte e poucos anos quanto começou a interpretar a Virgem Maria na montagem para o texto de Ariano. Interpretou o mesmo papel por duas décadas! Um feito histórico!!!
Socorro Raposo faleceu aos 90 anos de idade, na noite da última segunda-feira. Sepultamento ocorreu ontem, dia 23, no cemitério de Santo Amaro, em Recife (PE). Ariano Suassuna via em Socorro Raposo a própria Virgem Maria, como imagem do compadecimento e da bonomia. Foram mais de quatro décadas até que ele encontrasse uma interpretação à altura.
“O rosto de Fernanda [Montenegro] agora vai se juntar, na minha memória, ao de Socorro Raposo, a primeira atriz a interpretar o papel no Recife”, disse o saudoso Ariano depois de assistir à adaptação de Guel Arraes em 2000. Socorro Raposo “cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável… Aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre”.
1 Comentário
Que texto maravilhoso Jan , sinto cada suspiro de Nossa Senhora nessas palavras benditas sobre nossas atrizes . Que Deus ilumine e guarde o rosto da nossa Socorro Barroso , uma atriz paraibana que foi se juntar com Ariano Suassuna e NOSSA CIDADE a MÃE DE JESUS lá no céu