Hoje é o Dia do Ciclista. Dia de quem, por opção ou necessidade, usa a bicicleta (para passear ou se locomover pela cidade). Dos celeríferos e draisianas até os tempos de hoje foram muitas pedaladas e avanços…

Capa de disco de Marcos Valle

A bicicleta tornou-se parte da sociedade e de seus desenvolvimentos e conquistas… Americanas e francesas usaram bicicletas nas lutas feministas. A ‘magrela’, ‘camelo’, ‘bike’ ou como você preferir chamar é mesmo uma grande invenção…

Não à toa, os artistas trataram de registrar a trajetória da bicicleta. Em 1913, o artista francês Marcel Duchamp expôs seu primeiro ready-made (antiobra de arte): ‘Roda de bicicleta’. O italiano Vittorio De Sica fez um filme tão forte quanto poético, em 1948: ‘Ladrões de bicicleta’.

Na música não foi diferente. A bicicleta cantou ares românticos na voz de Nat King Cole, em 1963: ‘On a bicycle built for two’. Cantores e compositores brasileiros também trataram de cantar a bicicleta e seus ciclistas. Canções para crianças e para adultos.

Marcos Valle, Toquinho, Hyldon, Paulo Tatit, Sandra Peres e Chorão são apenas alguns deles. No Dia do Ciclista, a playlist é sobre duas rodas não motorizadas. Clique nos links abaixo para ouvir as músicas.

 

‘On a bicycle built for two’, de Nat King Cole (1963)

 

‘Vamos passear de bicicleta?’ – Hyldon (1975)

 

‘Bicicleta’, de Marcos Valle (1984)

 

‘Tudo que ela gosta de escutar’, de Charlie Brown Jr

 

‘A bicicleta’, de Toquinho e Mutinho (1996)

‘Bicicleta’, de Sandra Peres e Luiz Tatit (2013)

 

Escreva um comentário