A Feira Central de Campina Grande será palco para uma homenagem às Ceguinhas de Campina Grande (a Mestra Poroca e a Mestra Indaiá). Neste sábado, dia 23, a partir das 9h, acontecerá o mais uma edição do Festival Sambada da Feira.

Francisca Conceição Barbosa, Regina Barbosa e a saudosa Maria das Neves Barbosa entraram para história como as ceguinhas cantadoras de Campina (com emboladas, cantigas e cocos ao som do ganzá). Mestra Maroca faleceu dia 25 de março de 2017.

Após décadas de mendicância e de alcançar o posto de ‘celebridades’, o trio de artistas protagonizou um documentário de longa-metragem, sob direção de Roberto Berliner e Leonardo Domingues: ‘A pessoa é para o que nasce’, lançado em 2004.

Suas músicas foram regravadas num CD especial com nomes como Pato Fu, Lenine, Gilberto Gil e Paralamas do Sucesso. Receberam o Prêmio da Ordem de Mérito Cultural pelas mãos do então presidente Lula. E participaram da novela ‘América’, de Glória Perez, em 2005.

Neste sábado, as atrações da Sambada da Feira serão Mestra Penha de Várzea Nova (de Santa Rita-PB), Coco de Roda Mestre Zé Zuca do Sítio Sulapa (de Queimadas-PB) e a Ciranda da Alegria do Assentamento Dona Antônia (de Conde-PB).

Na primeira edição do projeto, em novembro de 2019, Mestra Indaiá e Mestra Poroca estiveram entre as atrações. Também Mestre Baixinho do Pandeiro; Mestre Zé do Pifé; o embolador de coco Poeta Caboclo (Fredi Guimarães) e Pablo da Rabeca.

Escreva um comentário