A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 51ª edição. A seleção divulgada inclui cinco longas documentais, cinco longas gaúchos e 23 curtas gaúchos, além de seis longas nacionais (incluindo ‘Mais pesado é o céu’, longa de Petrus Cariry, com os paraibanos Buda Lira e Danny Barbosa). ‘Cangaço novo’, série filmada em Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, terá sua estreia no festival.

Danny Barbosa, atriz trans da PB, no filme de Cariry

Os filmes serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 12 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Na noite do dia 19 de agosto, serão revelados os vencedores dos Kikitos. Em sua 51ª edição, Gramado entregará o Troféu Oscarito a duas mulheres de inestimável importância na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia. Elas se juntam à Alice Braga, que será homenageada com o Kikito de Cristal.

 

Buda Lira e Danny Barbosa estão no elenco de ‘Mais pesado é o céu’, longa cearense de Petrus Cariry. Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza. Elenco também conta com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque e Marcos Duarte.

 

Pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração. A escolhida foi Cangaço Novo, série original Amazon, que estará disponível no Prime Video, em mais de 240 países e territórios, a partir do dia 18 de agosto. A premiére mundial será em Gramado. Produzida pela O2 Filmes, a série conta com oito episódios, foi criada por Eduardo Melo e Mariana Bardan, tem direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e roteiro de Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo e Erez Milgrom.

 

Elenco conta com os paraibanos Marcélia Cartaxo, Luiz Carlos Vasconcelos, Buda Lira, Dudha Moreira, Fábio Campos, Joálisson Cunha e Paulo Philippe, além de Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, Pedro Wagner, Rodrigo García, Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Ênio Cavalcante e Pedro Lamin.

Set de ‘Cangaço novo’ em Cabaceiras

Cangaço Novo terá exibição em sessão especial, fora de competição, no dia 14 de agosto, segunda-feira, no Palácio dos Festivais. Já o documentário ‘Retratos fantasmas’, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado.

 

Após apresentar seus últimos filmes, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, em Gramado, Kleber retorna com seu primeiro documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura, 12 de agosto, fora de competição. Lista de curtas sairá na próxima terça-feira, dia 11.

‘Mais pesado é o céu’: Matheus Nachtergaele e Buda Lira

 

2 Comentários

  1. Eita q é muito Show!!!
    Viva a produção audiovisual nacional e a nossa PB cheia de talentos invadindo esse mercado!!!
    Vamo simbora Cinemar cada vez mais!!!
    *E eu tô aí, nesse Grandíssimo e tão Querido Elenco de “Cangaço Novo”, hein?! Rsrs
    Vamo q Vamoo!!!
    🎬❤️‍🔥🔝💯

  2. Bertrand de Souza Lira Responder

    Que boa notícia. A Paraiba cada vez mais presente. Danny Barbosa e Marcelia Cartaxo são atrizes/personagens do meu longa O seu amor de volta. Além de Williams Muniz e Zezita Mstos, entre outras

Escreva um comentário