O ‘cinema de arte’ e – especificamente – o cinema brasileiro conseguiram atrair mais de 12 mil espectadores/usuários ao Cine Bangüê (na Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc), em João Pessoa, no período de maio a dezembro do ano passado.

Cena de ‘Marte um’, longa de Gabriel Martins

Em sessões regulares, sessões especiais e atividades de formação, O Cine Bangüê atraiu 12.568 pessoas, uma média acima de 1.500 pessoas por mês (levando em conta que esses dados são relativos a oito meses de atividades).

Filmes de/com paraibanos, ‘Marte um’, ‘Pacarrete’ e ‘Rebento’ foram os longas-metragens que registraram as maiores bilheterias e que passaram mais tempo em cartaz (com maior número de sessões).

‘Marte um’ é do cineasta mineiro Gabriel Martins e tem no elenco o paraibano Pablo Giorgio, o Pablito. Longa-metragem foi a produção escolhida para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

‘Pacarrete’ é do cearense Allan Deberton, sendo protagonizado pela paraibana Marcéia Cartaxo (com as paraibanas Soia Lira e Zezita Matos também no elenco). Filme foi um dos grandes vencedores do Festival de Gramado.

Marcélia Cartaxo em cena de ‘Pacarrete’

‘Rebento’ tem roteiro e direção do paraibano André Morais, tendo um elenco paraibano formado por Ingrid Trigueiro, Fernando Teixeira, Zezita Matos, Zé Guilherme e Verônica Cavalcanti. Filme foi premiado em diversos festivais do Brasil, Itália e Estados Unidos.

 

 

 

 

Ingrid Trigueiro em ‘Rebento’

Escreva um comentário