Acontece, neste sábado, dia 13, às 10h, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, o relançamento do livro ‘Cinema por escrito’, com textos do crítico de cinema Antônio Barreto Neto, publicados no jornal A União, entre 1964 a 1981. A obra foi organizada pelo jornalista e crítico de cinema Sílvio Osias.

Silvio é um dos mais talentosos jornalistas da cena paraibana. É um mestre que aprendeu com outros mestres e que sabe o valor de reverenciar nossos referenciais. A organização desse livro com críticas de Barretinho é um documento histórico.

É uma leitura que nos coloca em contato com uma amálgama de simplicidade, sensibilidade e extremo conhecimento a respeito de cinema.Barretinho sabia acessar a alma e a essência das coisas…

À época da produção do livro, em 2010, Silvio era o editor geral do jornal A União. Eu era o seu editor de Cultura. Lembro da alegria de Silvio abrindo delicadamente uma caixa como a um útero, segurando o livro com as duas mãos e um sorriso (como se segurasse um filho)… Talvez como quem segurasse um pai…

Antônio Barreto Neto nasceu no dia 4 de abril de 1938 e faleceu em abril de 2000, aos 62 anos. Sílvio lançou o livro em 2010. O evento deste sábado também terá o lançamento do projeto Sessão das Dez, que acontecerá aos sábados, uma vez por mês, com exibição de curtas nacionais (inclusive a produção paraibana).

A Fundação Casa de José Américo fica na avenida Cabo Branco, no bairro de Cabo Branco (de frente para o mar), em João Pessoa.

 

Escreva um comentário