Representantes de diversos segmentos culturais de municípios da Paraíba participaram – ontem à noite, dia 29, no Restaurante Panorâmico do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, da Plenária da Cultura (para a construção colaborativa do Plano de Governo de João Azevedo).

Ala Ursa Urso Selvagem (foto de Diego Nóbrega)

Artistas, produtores, técnicos e agentes culturais de vários municípios apresentaram propostas para o programa da gestão cultural no Estado, inclusive maior apoio à produção audiovisual (com a criação da Agência Paraibana de Cinema) e editais culturais que priorizem as mulheres.

Lista de sugestões também teve pedido de maior incentivo à poesia popular, descentralização e interiorização de ações culturais, realização de concurso na Secretaria de Estado de Cultura (Secult), concurso para contratação de professor de capoeira, construção de museus e memoriais, apoio aos artesãos e às quadrilhas juninas (através de editais).

Um dos pedidos – feito pela atriz Letícia Rodrigues – foi voltado para o teatro Ednaldo do Egypto (casa que ela dirige). Conforme Letícia, o contrato de locação do teatro termina mês que vem e há a possibilidade de que ele se torne uma igreja evangélica.

André Santos e Felipe Pereira (foto Diego Nóbrega)

Letícia – primeira mulher trans a dirigir o teatro Ednaldo do Egypto – solicitou que o Governo do Estado, em parceria om a Prefeitura de João Pessoa, busque uma solução definitiva para um dos espaços mais tradicionais para as artes cênicas paraibanas.

Noite de ontem teve apresentações da Ala Ursa Urso Selvagem e dos repentistas André Santos e Felipe Pereira. Mesa do evento contou com Jardel Cabral, Cintia Peromnia, Pedro Santos, Lídia Moura, Ronaldo Barbosa e Léo Bezerra.

Escreva um comentário