Se você nunca teve uma ‘experiência de imersão’ na tela do cinema precisa comparecer ao Parque Parahyba I, no bairro do Bessa, neste domingo, dia 6. É que vai rolar a programação presencial do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba (VR Day), em João Pessoa, com exibição de filmes em realidade virtual. O encontro está sendo feito com recursos da Lei Aldir Blanc.

Cena do premiado curta-metragem ‘A linha’

Entre os filmes que serão exibidos está o curta-metragem de animação ‘A linha’ (2019), de Ricardo Laganaro. O filme em realidade virtual recebeu um prêmio de melhor experiência interativa no Festival de Veneza e também o de melhor mídia interativa no Creative Arts Emmy Awards, em 2020. Para assistir neste domingo precisa agendar no Instagram @vrdaypb

‘A linha’ é um curta brasileiro de extrema delicadeza e poética. Conta com uma narrativa interativa em realidade virtual (VR). Na prática, isso quer dizer que em diversos momentos o espectador precisa ser um ‘colaborador’ do processo para andamento dessa narrativa.

Na tela, Pedro e Rosa são dois apaixonados que se recusam à limitação e se entrefam a uma história de amor. A história se passa na São Paulo dos anos 1940. Pedro é um entregador de jornais. Vida monótona que só muda quando ele escapa para ‘roubar’ uma flor amarela para a florista Rosa. Logo ele descobre que precisa se reinventar em sua declaração de amor, buscando novos caminhos… Vale muito a pena assistir!

A outra parte da programação do VR Day vai ser online, transmitida pelo YouTube. Abaixo, a programação de palestras:

  • Priscilla Durand – O que é o VR Day?
  • Tati Peres, Ana Arruda e Fernanda Martins – XRBR: Juntos Somos Mais Fortes
  • Mariana Brecht – Designer de narrativa
  • Alexandre Calil – O que é o Metaverso?
  • Fabio Hofnik – O cenário internacional da realidade virtual
  • Renato Andrade – O mercado de games em realidade virtual
  • João Pedro – O papel da realidade virtual na educação
  • Stephen E. Dinehart IV – Criando mundos de realidade mista para o Metaverso
  • Rafael de Camargo – A realidade virtual e suas aplicações na indústria
  • Victoria Pinheiro – Aplicações da realidade virtual no setor de lazer
  • Antonio Coutinho – Tecnologia VR e inovação no mercado imobiliário
  • Rafael Leal – Desafios do roteiro em realidade virtual
  • Bryan Crosswhite – Educação agrícola em VR
  • Giovanni Rocha – O jornalismo e o patrimônio histórico em realidade virtual
  • Rafael Tavares – Muito além da fotografia 360°
  • Paula Poet – UX para VR
  • Tiago Guimarães – Como a indústria de games impulsiona UX, hardware e software
  • Jayson Schnoor – VR e educação com a VEDX Soluções
  • Evelly Holmes – Emergindo no mundo 3D: arte para realidade virtual
  • Alle Silva – Experiências interativas com animações para VR
  • Ramon Felipe – Simulador virtual de segurança para trabalhos em altura
  • Victor de Brito Gadelha – Como a realidade virtual pode contribuir para a saúde
  • Rodrigo Carreiro – Som e imersão
  • Almir Almas – Labartemídia e conceitos de semiosfera e audiovisual e expansão da arte e tecnologia
  • Heitor Bravi – Design thinking para projetos imersivos
  • Fabito Rychter e Amir Admoni – A experiência de participar (e ganhar) no Biennale College de Veneza
  • Felipe Cunha – Desafios e oportunidades para desenvolver um mundo no Metaverso
  • Marcelo Eira – Projeto Game Valentes

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