Jãmarri Nogueira

Por Jãmarri Nogueira

06h32

Livro sobre o Super-8 na PB tem download gratuito. Clique aqui.

Um dos maiores nomes do movimento audiovisual na Paraíba, o professor Bertrand Lira, diretor do longa-metragem ‘Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’, anunciou que seu livro ‘O Super-8 na Paraíba: Anos de produção e rebeldia’ já pode ser adquirido gratuitamente. Em formato de e-book, a publicação está saindo pela Marca de Fantasia.
Capa do livro de Bertrand Lira
Produção é da década de 1980 e ganhou texto revisado e ampliado, conforme Bertrand Lira. Foram adicionadas às referências livros de Wills Leal, Fernando Trevas e José Marinho. Para baixar a publicação do professor, fotógrafo e cineasta, clique no bit.ly/super-8naparaiba

Bertrand Lira é professor doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em comunicação social e mestre em Sociologia, também pela UFPB.

Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (Bom dia Maria de Nazaré, O senhor do engenho, Crias da Piollin, Homens (co-dirigido com Lucia Caus), O rebeliado e O diário de Márcia, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Video Festival  e o Excellence Award do JVC Tokyo Video festival de 2004.

Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros Fotografia na Paraíba: Um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950) (1997), Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013) e Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa (2015).





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

2 comentários em “Livro sobre o Super-8 na PB tem download gratuito. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *