Um dos principais festivais do País, o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro deste ano contará com três produções audiovisuais paraibanas. O evento está em sua 31ª edição e terá exibições entre 3 e 10 de novembro.

Cena de ‘A fome de Lázaro’, de Diego Benevides

Este ano, são 130 filmes, representando 30 países e divididos em sete mostras: Competição Nacional/Internacional, Panorama Carioca/Latino-Americano, Primeiros Quadros Brasil/Hispânico e Programas Especiais.

Dando os primeiros passos para a retomada da normalidade, o festival irá ocorrer de forma híbrida com transmissão online pela Festhome TV e projeções presenciais na tradicional sala Estação NET Botafogo.

Três filmes paraibanos foram selecionados. Na competição nacional estão ‘A fome de Lázaro’, de Diego Benevides; e ‘Rafameia’, de Nanda Félix & Mariah Teixeira. Já na categoria Primeiros Quadros Nacional foi selecionado ‘Dance’, curta paraibano da diretora trans Jorja Moura.

Mariah Teixeira em cena de ‘Rafameia’

‘Rafameia’ tem 24 minutos e é um filme sobre a violência e opressão contra as mulheres. Além de Mariah Teixeira (‘Baixio das Bestas’ e ‘Sol Alegria’) como protagonista, elenco conta com Daniel Porpino, Suzy Lopes, Buda Lira e Thardelly Lima.

‘A fome de Lázaro’ é uma refilmagem de Diego Benevides de um curta de Torquato Joel feito em 1997. Com 17 minutos, a trama se passa na comunidade dos Monteiros, em Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, onde acontece o festejo religioso ‘A Mesa de Lázaro’…

Já ‘Dance’ é um curta autobiográfico sobre uma bailarina trans confinada em um apartamento, impedida de trabalhar nos palcos por causa da pandemia. Esse filme de 20 minutos marca a estreia da diretora trans Jorja Dias de Moura.

Set de filmagem de ‘Dance’, de Jorja Moura

Escreva um comentário