Dizem que Joseph Stálin temia mais os escritores e poetas que os inimigos políticos. Em uma União Soviética pós-Revolução, matar dissidentes era comum. Aqueles que dominavam as letras costumavam ser mandados para o limbo quando dissidentes.

Astier Basílio e Jerônimo Teixeira

Foi o que aconteceu com Óssip Mandelstam. Ridicularizou Stálin em um poema em que o comparava a uma barata… “Os seus dedos são vermes sebentos, obesos, as palavras, fiéis, como a marca dos pesos. Bigodões de barata sorrindo e os coturnos brilhando de lindo“. Destaca um trecho do poema que o levou à prisão em 1934.

Morreu em uma enfermaria de um campo de trabalhos forçados. Pois bem…Os escritores Astier Basílio e Jerônimo Teixeira vão conversar sobre o poeta Óssip Mandelstam. Será nesta quarta-feira, dia 29, das 16h às 18h, nas redes sociais de Astier.

Conforme Astier Basílio, a conversa desta quarta-feira, ao vivo, tem como gancho um ensaio feito por ele a respeito do tema e a tradução que Astier fez desse poema que levou Mandelstam à prisão e, consequentemente, à morte. Vale muito a pena…

Escreva um comentário