‘Olhe pro ceu’. Ano passado, essa faixa estava sendo gravada no estúdio Eletro Fluminas, no Rio de Janeiro, com a produção do guitarrista pernambucano Paulo Rafael (da banda de Alceu Valença e do grupo Ave Sangria).
O single lançado em janeiro deste ano é do cantor e compositor patoense Severino Ayres. Single para um disco do artista paraibano (também elogiado por Charles Gavin, baterista do Titãs).
Em conversa com o blog, Severino Ayres falou sobre a parceria com Paulo Rafael e lamentou o falecimento do guitarrista.
“Perdemos um grande músico. Uma guitarra sensível, pontual, com timbres especiais e expressão única, com uma dinâmica de execução de uma sensibilidade sobrenatural”, disse Severino.
Ainda conforme o cantor , ano pasado, quando a parceria teve início, o que mais lge chamou a atenção foi como o olhar e a fala de Paulo Rafael eram tranquilizadores. Um músico de extrema simplicidade, segundo Severino.
“Foi um turning point na minha vida profissional e na vida pessoal também! Foi como um tio, que me consuduziu e me deu segurança. Desde julho do ano passado, tínhamos diálogos regularmente, nas fases de pré-produção e produção do meu disco. Um cabra bom!”, comentou Severino Ayres.
O guitarrista Paulo Rafael teve uma parceria de mais de 40 anos com Alceu Valença, além de várias participações em projetos e como produtor de grandes artistas.
A lista incui nomes como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Lobão. Foi Paulo Rafael quem escreveu o arranjo da faixa ‘Vaca profana’, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa.
O guitarrista nascido em Caruaru tinha 66 anos de idade e estava internado em tratamento de um câncer, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde faleceu.